“Energia Para Todos” vai impulsionar o desenvolvimento socioeconómico de Mitande



 

A iniciativa presidencial “Energia Para Todos” vai, de certa maneira, impulsionar o desenvolvimento socio-económico do Posto Administrativo de Mitande, no distrito de Mandimba, em Niassa.

O facto é que o Posto Administrativo de Mitande, recebeu, no final de Agosto passado, uma subestação eléctrica móvel com capacidade de iluminar uma região com a categoria de cidade.

Neste momento, já foram concedidas mais de 800 ligações, dentre elas, para indústrias moageiras, serralharias, dentre pequenas e grandes empresas que, para o seu funcionamento, dependem da corrente eléctrica.

Dinis Vilanculo, Secretário de Estado na província de Niassa, que visitou recentemente a subestação, sensibilizou o chefe do Posto e os funcionários da Electricidade de Moçambique, para aconselhar a população no sentido de aderir a energia para capitalizar a capacidade que possui.  

Vilanculo, destacou que a implantação de uma infraestrutura de fornecimento de energia elétrica naquela circunscrição geográfica, é uma resposta do grito da população nos anos idos.

“Devem capitalizar a capacidade dessa subestação, para impulsionar o desenvolvimento socioeconómico; não é só iluminar casas, temos que gerar renda, emprego e mais”, atirou Vilanculo.

Por seu turno, Aníbal Supinho, responsável da subestação do Posto Administrativo de Mitande, sublinhou que a estação móvel tem capacidade de 35kv, devendo iluminar as comunidades circunvizinhas, a própria vila de Mandimba bem como uma parte da República vizinha de Malawi.

O líder comunitário, que responde pelo nome de Mecuria, esfregou as mãos de alegria ao ver o rosto iluminado e agradeceu ao Presidente da República, Filipe Nyusi, por cumprir com as suas promessas.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM