Jovens desafiados a compreender os instrumentos de planificação

 


Os jovens da província de Niassa, a norte de Moçambique, foram desafiados, através de novos processos de governação, a compreender melhor a importância com que se revestem no uso dos instrumentos de planificação e monitoria. 

O repto, nesse sentido, foi formulado pelo Secretário de Estado na província de Niassa, Dinis Vilanculo, no discurso que marcou a abertura da Primeira Sessão Extraordinária do Comité Intersectorial de Apoio ao Desenvolvimento de Adolescentes e Jovens (CIADAJ), evento que tem lugar na Sala Grandes Eventos do Conselho Municipal de Lichinga, na passada sexta-feira, 19 de novembro.

Vilanculo, salientou que, a sessão, afigura-se como uma oportunidade para uma profunda e brilhante reflexão sobre a responsabilidade, enquanto entidades públicas e privadas, que directa ou indirectamente gerem agendas de adolescentes e jovens, o garante dos destinos de um Moçambique próspero. 

Com a realização desta primeira sessão, a província está a responder, mais uma vez, ao comando constitucional que consagra que a juventude é digna continuadora das tradições patrióticas do povo moçambicano, que desempenhou um papel decisivo na luta de libertação nacional e pela democracia e constitui força renovadora da sociedade.

O dirigente acrescentou que a política do Estado visa, essencialmente, promover o desenvolvimento harmonioso da personalidade dos jovens e a sua integridade na vida activa, consolidando a unidade nacional na reconstrução e no desenvolvimento, bem como na defesa do País.

A culminar, Vilanculo, sensibilizou aos jovens da província a se empenharem no empreendedorismo para criarem autoemprego e desenvolverem cada vez mais a província de Niassa.

Refira-se que o CIADAJ é um órgão de monitoria e avaliação de políticas de desenvolvimento de adolescentes e jovens, criado e aprovado à luz do Decreto n° 40/2009 de 14 de Julho e regido pelo Decreto n° 48/2020 de 30 de Junho, com atribuição de prestar assistência multidisciplinar e multissectorial ao Governo nas diversas esferas, onde se destaca a coordenação e articulação intersectorial de políticas públicas e programas que incidem sobre os adolescentes e jovens.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM