Secretário de Estado no Niassa insta a IIAM a massificar as culturas de maçã e laranja

O Secretário de Estado na província de Niassa, Dinis Vilanculo, suplica ao Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), a investir mais na massificação de fruteiras, com destaque para maçã e laranja. 

Dinis Vilanculo, lançou o desafio na manhã desta terça feira, 09 de novembro, na abertura do seminário de divulgação de resultados de investigação agrária, evento que teve lugar na sala de reuniões da Universidade Católica de Moçambique (UCM), Extensão de Lichinga. 

Vilanculo, encaminhou uma tarefa nobre à direção do instituto, a encontrar soluções para a massificação daquelas culturas, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e geração de emprego, sobretudo, à juventude da província.

“Não podemos continuar a consumir maçã de Malawi e laranja da cidade de Chimoio, em Manica, enquanto temos condições para cultivo de fruteiras na nossa província” – aconselhou o governante.

Certificou que a província que dirige, possui condições favoráveis para a produção de várias fruteiras, tendo dado exemplo do Posto Administrativo de Chiconono, no Distrito de Muembe, onde opera a empresa Niassa Alimentar, vocacionada à produção de maçã e café, para além de criação de gado bovino, onde a primeira actividade (produção de maça), é uma realidade inegável e um exemplo a seguir.

O líder da província, afirmou concludentemente, que, o Centro Zonal Noroeste, é o órgão regional do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique e, como tal, possui uma responsabilidade acrescida na coordenação e execução de políticas, implementação de estratégias traçadas pelo governo, programas e projectos de investigação agrária ao nível da província.

Todavia, instou o sector a continuar incólume na geração de conhecimentos e soluções tecnológicas agrárias, para o desenvolvimento sustentável do agro-negócio, da segurança alimentar e nutricional da população, incrementando, por conseguinte, a qualidade da produtividade agrária no País, em geral, e na província, em particular.    

Saudou, extensivamente, o IIAM, através do Centro Zonal Noroeste, pela iniciativa de promover o seminário e dos brilhantes resultados alcançados na produção e produtividade, em culturas como milho, batatas e feijões.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM