Melhoria do estado de saúde no país na mesa do conselho coordenador do sector



A melhoria do estado de saúde da população moçambicana, está no topo dos temas levados à mesa de discussão no Quadragésimo Sexto Conselho Coordenador do Ministério de Saúde, evento que tem lugar na cidade de Lichinga, na Província de Niassa, a norte do País, desde a manhã desta quarta-feira, 03 de novembro.

Com a duração de três dias, o evento irá, igualmente, analisar a expansão no acesso aos serviços de saúde de qualidade, o desenvolvimento de infraestruturas da saúde e dos recursos humanos para o sector, alguns dos aspectos plasmados nas prioridades do Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2020-2024 bem como prestação de contas do exercício do sector de saúde. Armindo Tiago, Ministro de Saúde na República de Moçambique, no seu discurso de abertura, salientou que os últimos 12 meses de sua acção governativa decorreram num contexto atípico e desafiador, devido à pandemia da Covid-19, que, em alguns momentos, colocaram a resiliência e capacidade de resposta à beira do limite, deixando as autoridades governamentais preocupadas.

Acrescentou que, até ao presente momento, o País registou um cumulativo de 151.316 casos, 7.026 hospitalizações e 1.932 óbitos relacionados com a Covid-19.

O titular da pasta de Saúde em Moçambique, frisou que no presente ano de 2021, o País sofreu efeitos motivados pelas duas vagas de alta transmissão. No entanto, decorrente da implementação de medidas de contenção da COVID-19, sempre ajustadas ao contexto epidemiológico e assentes nos princípios da razoabilidade, proporcionalidade e do gradualismo.Actualmente, regista-se um período de baixa transmissão da COVID-19 em todas as províncias.

Todavia, Tiago chamou atenção ao destacar que, a melhoria da situação epidemiológica não deve ser confundida com o fim da pandemia, porque, segundo suas palavras, a maior parte dos pressupostos que determinaram a ocorrência das três vagas anteriores continuam válidos, havendo, por isso, o risco de uma eventual quarta vaga de alta transmissão.

Por seu turno, Dinis Vilanculo, Secretário de Estado na Província de Niassa, que participou na abertura do evento, realçou e saudou o Ministério de Saúde pela iniciativa briosa de ter escolhido a Província que dirige para acolher o grande e importantíssimo acto, facto que vai contribuir para, por um lado galvanizar o desempenho dos profissionais da saúde da Região e, por outro lado, promover a visibilidade das potencialidades da Província de Niassa.

Vilanculo, destacou que, este quadragésimo sexto Conselho Coordenador de Saúde, que se realiza na Província Niassa, sob lema: “Promovendo o Subsistema Comunitário Para o Alcance da Cobertura Universal de Saúde”, é uma importante união do sector de Saúde, no País, pois harmoniza as linhas estratégicas que orientam a operacionalização do Sistema Nacional de Saúde, no quadro da implementação do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024.

O governante, aproveitou a ocasião para manifestar a sua satisfação aos distintos profissionais de saúde, aos membros do Conselho Consultivo e Convidados ao presente Conselho Coordenador pela abnegada entrega e dedicação ao bem maior do ser humano, no caso em apreço, a vida.

Refira-se que a Província de Niassa, com uma população de 2.064.645 habitantes, segundo projecções do Censo de 2017, apresenta uma rede sanitária composta por 188 Centros de Saúde e quatro Hospitais, comportando uma rede de 345 Agentes Polivalentes Elementares (APE’s), que assistem à população em áreas ainda não cobertas por esta rede sanitária, garantido o acesso

universal aos cuidados de saúde.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM