Diocese de Lichinga ampara deslocados de terrorismo em insumos agrícolas

 


A Caritas Diocesana de Lichinga (CDL), na província de Niassa, procedeu, esta quarta-feira, a entrega de insumos agrícolas a 156 famílias, oriundas da vizinha província de Cabo Delgado que fugiram do terrorismo que assola aquela região do País.

Trata-se de 256 enxadas, 128 catanas e igual número de machados, para além 516kg de sementes de milho, que irão ajudar as famílias na abertura de campos agrícolas e, desta forma, distanciar-se da dependência alimentar a que estão sujeitos.

O Secretário de Estado na Província de Niassa, Dinis Vilanculo, que recebeu os insumos e, na devida altura, procedeu ao encaminhamento para os centros de acolhimento existentes na província, louvou o gesto da diocesana de Lichinga por se solidarizar com as vítimas de insegurança que se instalou em Cabo Delgado, prestando-lhes apoio em insumos agrícolas diversos, o que vai, de certa forma, melhorar a vida dos visados.

O governante, pediu a todos os niassenses para auxiliarem os deslocados em produtos multiformes e apoio psicossocial, uma vez que viram seus familiares a serem decapitados, suas habitações e outros bens pilhados e/ou queimados pela força insurgente.

Por sua vez, Francisco Enoque, secretário diocesano da Caritas, que fez a entrega dos insumos, salientou que aquele não é o primeiro gesto que a organização religiosa que representa presta aos deslocados, lembrando ter levado a cabo uma acção humanitária semelhante, que consistiu na provisão de gêneros alimentícios a todos centros criados para albergar os deslocados.

Desta vez, segundo aquele responsável, a filosofia usada pela Caritas Diocesana de Lichinga foi a de potenciar os deslocados em insumos agrícolas, de modo a produzirem a sua própria comida, lavrando a terra arável de que Niassa é detentora, e, por via disso, tornarem-se autossuficientes.

Enoque, que, no entanto, não precisou de dados numéricos, assegurou que as irmãs diocesanas, irão apoiar aquele grupo de deslocados na construção de casas melhoradas e dotadas de resiliência a eventos calamitosos.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM