Secretária de Estado oferece enxoval a primeira mulher que deu à luz ao primeiro bebê no dia 7 de abril em Lichinga

 



A Secretária de Estado na Província de Niassa, 𝗟𝗶𝗻𝗮 𝗠𝗮𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗮 𝗦𝗶𝗹𝘃𝗮 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹, homenageia a mulher da Província de Niassa, em particular e de Moçambique em geral.


A homenagem surge na sequência da celebração o dia 7 de Abril, data consagrada à mulher moçambicana, num contexto de muitas adversidades como a Cólera e o ciclone Freddy, facto que emocionou a governante máxima da província, tendo por isso enaltecido o papel desta classe social.


O acto teve o seu ponto inicial no gabinete da governante, com a interação que manteve com as funcionárias do mesmo, chamando a atenção sobre a responsabilidade que cabe a cada uma, no domínio das suas competências. 


Já, na data das celebrações da efeméride, 07 de Abril, a chefe do Conselho dos Serviços de Representação do Estado, ofereceu um enxoval ao primeiro bebé que veio ao mundo, logo às primeiras horas do dia, no Hospital Provincial de Lichinga (HPL).


Aqui, a governante do Niassa sensibilizou à mãe do bebé a observar os procedimentos hospitalares, cumprindo com o calendário de vacinação, o processo de amamentação e obedecendo as recomendações dos profissionais da saúde.


Aproveitou a ocasião para convidar às outras mães a privilegiarem os partos institucionais, por serem seguros, pois reduzem significativamente os riscos e contribuem para o bom crescimento e/ou recuperação materno-infantil.


Igualmente, aproveitou o momento para saudar às profissionais de saúde, com destaque para as enfermeiras em serviço, pelo tratamento profissional e humanizado que prestam às mães, em especial às parturientes, facto que concorre para a redução dos índices de mortalidade materno-infantil intra-hospitalar e a aderência aos partos institucionais.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM