Niassa marca passo no combate as queimadas descontroladas

  



A província mais extensa do País Niassa, traça trilhos para a partilha de práticas ambientalmente sustentáveis a partir de um simpósio que decorre na sala de conferências da Residencial Bendiak no Bairro de Nnomba, arredores da Cidade de Lichinga.


Lina Portugal, Secretária de Estado na Província de Niassa, que procedeu abertura do simpósio, sublinhou que o mesmo, tem como objectivo principal, estabelecer um quadro de acções gerais que permitam o desenvolvimento e implementação de programas locais e de forma coordenada para a mitigação e controle de queimadas descontroladas com o envolvimento de diferentes actores a todos níveis, tendo como referências as realidades locais.


Aliás, o evento circunscreve-se no âmbito da implementação do programa Quinquenal do Governo (2020-2024) na III prioridade onde estabelece o Fortalecimento da gestão sustentável dos recursos naturais e do ambiente no qual preconiza a garantia da gestão e uso sustentável do recursos minerais, a manutenção da biodiversidade em harmonia com as necessidades de desenvolvimento nacional. 


Lina Portugal, frisou que com a realização do simpósio, sendo a primeira experiência na província, pretende-se estabelecer mecanismos que promovam a participação activa das autoridades e comunidades locais na prevenção, controle e combate às queimadas.


Na ocasião, foram distinguidos os distritos que menos casos de queimadas registaram e as respectivas autoridades comunitárias, receberam meios de transporte (uma Bicicleta cada) como incentivo, para o cometimento da liderança nesta luta.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM