Governadora do Niassa inaugura maternidade em Massengere

 


A Governadora do Niassa, Elina Judite Massengele, inaugurou na passada sexta-feira (14/04), uma maternidade que custou 5.425.789,41 Mt financiados pela Embaixada da Irlanda.


A Maternidade é composta por uma sala de consulta pré-natal, sala de observação, entre outros serviços incluindo o Sistema de Abastecimento de Água, que segundo a Governadora do Niassa, vai complementar os serviços prestados pelo Centro de Saúde, que em média mensal realiza 71 consultas pré natal, 52 partos e 172 consultas de planeamento familiar”.


Segundo a Chefe do Executivo do Niassa, com a inauguração desta maternidade, espera-se ver melhorar a prestação de cuidados de saúde da comunidade, o acesso as consultas pré-natal, planeamento familiar, o aumento de partos institucionais e a redução da morbimortalidade.


“E nós, como Conselho Executivo Provincial do Niassa, continuaremos a envidar esforços para a realização do preconizado no plano estratégico do sector da saúde em alinhamento do propósito do nosso manifesto eleitoral, até 2024, com vista a elevar cada vez mais a cobertura da rede sanitária na província” - disse Massengele.  


Refira-se que os cuidados primários de saúde são baseados em métodos e tecnologias práticas, cientificamente fundamentalmente e socialmente aceitáveis, colocadas ao alcance universal de indivíduos e familiares, mediante a sua plena participação e a um custo que a comunidade e o País pode manter.


“É nesta visão que nós, junto da comunidade e apoiado pela Embassy of Ireland Mozambique projectamos a construção desta maternidade de 06 camas aqui no centro de Saúde de Massenger”, fez saber a Governadora.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM