“Niassa é exemplo de equidade de gênero e identidade cultural no país”, afirma Massengele

 



Segundo a Governadora da Província do Niassa Elina JuditeMassengele, Niassa é exemplo de equidade de gênero e identidade cultural no país. A Governante fez esta declaração na passada sexta-feira (07/04), na Cidade de Lichinga, aquando da celebração do Dia da Mulher Moçambicana, cujo lema é "Inclusão Digital, Inovação e Tecnologia para a Promoção da Igualdade de Género",

que coincide com o relançamento do XI Festival Nacional da Cultura, que se realiza em Maputo no presente ano, cujo lema é "cultura, a força que une a nação rumo ao desenvolvimento".


"O lema do 07 de Abril remete-nos à desafios para empoderamento e equidade de gênero, nesta era digital, caracterizada por inovações tecnológicas. A título de exemplo, em relação a este quesito, a nossa Província é dirigida por duas mulheres, para além de uma lista enorme de mulheres que assumem cargos de chefia e de direcção", disse a Governadora do Niassa.


Massengele, disse ser expectativas do seu executivo que a celebração do 7 de abril, sirva de momento de reflexão sobre a luta com vista a uma maior inclusão, participação, emancipação e empoderamento da mulher através da erradicação do analfabetismo até a literacia digital e inovação tecnológica no seio das raparigas e mulheres, com vista ao alcance da meta 50/50 do princípio da igualdade de género, condição indispensável para a consolidação do sistema democrático e construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.


Em relação ao relançamento do XI Festival Nacional da Cultura, a Chefe do Executivo do Niassa, disse ser uma acção aprimorada pelo Governo de Moçambique desde os princípios da nossa história, cujo objectivo é de consolidar a identidade cultural, celebrar a exaltação da cultura moçambicana através da rica diversidade das tradições culturais milenárias que o País ostenta.


Ainda em relação a cultura, Massengele considera importante preservar e desenvolver as artes, cultura e tradições das diferentes comunidades moçambicanas, bem como, resgatar as expressões culturais em vias de extinção, colocando-as ao serviço da sociedade e do processo moçambicano.


É de referir que a celebração da data teve dois momentos, que foram a deposição de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos e as cerimónias centrais no pavilhão dos Desportos da Cidade de Lichinga.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM