Lina Portugal defende que a mulher participa na agenda de desenvolvimento do país

  



𝗟𝗶𝗻𝗮 𝗠𝗮𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗮 𝗦𝗶𝗹𝘃𝗮 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹, Secretária de Estado na província de Niassa, defende que a mulher moçambicana, no geral, e do Niassa, em particular, tem estado a assumir o compromisso do governo, consubstanciado no envolvimento em todas as frentes para o desenvolvimento do País.

𝗟𝗶𝗻𝗮 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹 defendeu essa tese aquando do seu discurso, por ocasião da cerimónia alusiva ao 07 de Abril, dia da mulher moçambicana, efeméride que teve lugar na passada sexta – feira (07/04), no pavilhão de desportos de Lichinga, vulgo aeroclube. 

𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹, fundamentou que a mulher está representada em todos os sectores de sociedade, nos domínios político, económico, social, tecnológico e cultural, o que permite a equidade de oportunidades diante dos homens. 


Sublinhou que nos tempos recuados, a participação da mulher em acções de desenvolvimento foi quase inexistente e com o incremento de várias políticas no País, “𝗵𝗼𝗷𝗲𝗮 𝗺𝘂𝗹𝗵𝗲𝗿 𝗲𝗺𝗮𝗻𝗰𝗶𝗽𝗮 𝗱𝗲 𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗲𝘅𝗽𝗼𝗻𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗹𝗲 𝗲𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮-𝘀𝗲 𝗿𝗲𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗮𝗱𝗮 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀 𝗼𝘀 𝘀𝗲𝗰𝘁𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗮𝗰𝘁𝗶𝘃𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝗮𝘀𝘀𝘂𝗺𝗶𝗻𝗱𝗼 𝗰𝗮𝗿𝗴𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗿𝗲𝗹𝗲𝘃𝗼𝗲 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗱𝗲 𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮 𝗲𝗳𝗲𝗰𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗻𝗼𝘀 ó𝗿𝗴ã𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝘁𝗼𝗺𝗮𝗱𝗮 𝗱𝗲 𝗱𝗲𝗰𝗶𝘀ã𝗼”- referiu a dirigente.


A fonte que temos vindo a citar, adicionou que “a data se reveste de grande simbolismo, por ser uma epopeia que narra a participação da mulher moçambicana na Luta de Libertação Nacional, tendo como referência uma geração, liderada corajosamente pela heroína Josina Machel, uma personalidade incontornável na construção da independência que de forma precoce perdeu a vida em Dar-Es-Salaam, na República Unida da Tanzânia”.


A passagem do dia 07 de Abril, data consagrada à mulher moçambicana, complementada pelas actividades culturais e recreativas, celebrou-se sob lema “Inclusão digital, iniciação e tecnologia para a promoção da igualdade de gênero”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM