Operadores turísticos sensibilizados a promover as potencialidades da Reserva Especial de Niassa

 

Os operadores dos blocos turísticos da Reserva Especial de Niassa, no distrito de Mecula, foram sensibilizados a promover as potencialidades de que a zona dispõe. A sensibilização foi feita, recentemente, pelo Secretário de Estado na Província de Niassa, Dinis Vilanculo, durante um encontro que manteve com os operadores daqueles blocos turísticos.

Na ocasião, Dinis Vilanculo destacou que é necessário promover as magníficas potencialidades que aquela estância turística possui, como forma de atrair os turistas para olhar na Reserva Especial como lugar preferencial para passar os seus momentos de lazer.

“Temos lindas paisagens, lindos animais que outros Países não têm, temos uma fauna cintilante que pode atrair turistas”, sublinhou Vilanculo.

Vilanculo, frisou que o trabalho de fiscalização da reserva não deve apenas ser feita por fiscais, mas sim, por todos, para contribuir no desenvolvimento sustentável da mesma. Também, acrescentou que devem conjugar esforços, os fiscais, os operadores, jovens, mães, pais e a população, em geral, na actividade de fiscalização da Reserva, facto que vai ajudar na conservação da biodiversidade.

O Governante, felicitou aos operadores dos blocos turísticos, por conseguirem gerar oportunidades de emprego, beneficiando, directamente, a cerca 800 naturais de Mecula, na sua maioria jovens, o que contribui, sobremaneira, na redução dos índices de desemprego naquela região e, por via disso, eleva os níveis de autossuficiência àquele grupo social e seus dependentes.

Não obstante, o timoneiro da província de Niassa, solicitou aos operadores no sentido de, enquanto exploram os recursos de que Mecula dispõe, apostarem, igualmente, na construção de infraestruturas sociais, a exemplo de escolas e hospitais, para ajuda às comunidades a melhorar qualidade de saúde e capitalizar o processo de escolarização.

Instou, ainda, aos operadores, no sentido de formar jovens em áreas ligadas ao turismo, fiscalização e adjacentes, para catapultar o desenvolvimento sustentável da Reserva Especial de Niassa.

Ademais, o dirigente vincou junto aos operadores para agudizarem a vigilância face aos insurgentes, uma vez que o distrito faz limite com a vizinha província de Cabo Delgado, o epicentro dos ataques do terrorismo.

Outrossim, frisou para observarem o protocolo sanitário, lavando constantemente as mãos, uso de máscara, observância do distanciamento e a ficar em casa, devendo sair em casos de uma extrema necessidade.

Fundada em 1960, a Reserva Especial de Niassa possui uma variedade imensa de animais terrestres, incluindo leões, leopardos, elefantes, rinocerontes e búfalos. A sua paisagem diversificada inclui florestas de miombo, florestas nas montanhas, vegetação ribeirinha, savanas abertas e pradarias.

Na zona tampão, entre a Reserva e as áreas onde a população reside, foi criada a Lugenda Wildlife Reserve, o primeiro investimento turístico na zona preparado para receber visitantes de qualquer parte do mundo.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM