Nyusi inaugura energia eléctrica da rede nacional em Itepela

 

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou no início da tarde desta quinta-feira, 29 de Julho, a energia eléctrica da rede nacional, no Posto Administrativo de Itepela, Distrito de Ngauma, Província do Niassa.

Na ocasião, Nyusi disse ser um prazer voltar a pisar nas terras de Itepela, local que muito percorreu, na mediação da linha férrea.

“Hoje é um dia especial para a população de Itepela.”, disse Nyusi. Refira-se que com a chegada de energia em Itepela, traduz o comprometimento do Governo em levar os benefícios da energia eléctrica de qualidade para a melhoria das condições dos moçambicanos, com destaque para as zonas rurais.

Trata-se de mais uma concretização rumo ao alcance da meta do acesso universal à energia de qualidade para os moçambicanos até 2030, acrescentou o Presidente Filipe Nyusi.

Em representação da População do Niassa em geral e de Itepela em particular, a Chefe do Executivo Provincial do Niassa, Elina Judite Massengele, afirmou na ocasião que a chegada da energia eléctrica em Itepela, significa que o Programa Energia Para Todos já uma realidade e a taxa de cobrança para os requerentes das novas ligações já foi abolida.

“A concretização deste sonho deixa-nos felizes, pois beneficia acerca de 19.861 habitantes, resistentes nas Localidades de Chitanda e Lupalane, representando um crescimento de até 1.06% de pessoas com acesso a energia eléctrica da rede nacional”, referiu a governadora.

De referir que com a chegada da energia eléctrica em Itepela, a Província do Niassa já conta com 27 Postos Administrativos a beneficiar de energia eléctrica, de um total 39, o que representa um grau de cumprimento de 69,2% para o executivo da Província.

Ainda para o Presidente da República, a energia deve cumprir com o seu papel multiplicador proporcionando o aumento da produção e comércio agrícola, indução ao consumo local, criação de postos de trabalho, bem como a geração de renda.

O projecto de electrificação do Posto Administrativo de Itepela, contou com a construção de 23Km da rede de média tensão; 14 km de rede de baixa tensão, tendo sido instalados 4 postos de transformação de 33/0.4kV de 100 KVA e 01 de 50KVA, montados 94 candeeiros de iluminação pública e execução de 300 baixadas.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desenvolvimento Turístico e Cultural em Niassa Recebe Atenção da Direção Provincial de Cultura e Turismo

Sala de sessões da Assembleia Municipal de Lichinga conta com novos apetrechos

Frelimo quer reforçar prevenção e combate à corrupção