Niassa mais dinâmico no desenvolvimento sustentável

 


O presidente da República Filipe Jacinto Nyusi junto com o seu Governo concretiza uma parte das grandes preocupações enfrentadas pela província do Niassa. Porém, longe de acabar com todas as preocupações que a província no geral enfrenta, há que louvar as grandes realizações impostas pelo actual Governo.

Há anos, estava interdita a circulação ferroviária entre a capital económica do Niassa (Cuamba) e a Capital da Provincial do Niassa (Lichinga) que voltou a entrar em funcionamento graças aos esforços do actual Governo.

Com a retomada da circulação do comboio no troço acima citado, a província do Niassa deu um grande pulo no que se refere ao desenvolvimento sustentável bem como na circulação de pessoas e bens.

Só para ter uma ideia, com a capacidade de carregar centenas de passageiros, o comboio Cuamba Lichinga transporta em média mais de 700 a 1000 passageiros em uma viagem normal isso sem contar com as bagagens.

Estimado em 205 mts de Cuamba a Lichinga e vice-versa, pode se dizer que o comboio de passageiros foi uma das grandes e relevantes investidas já feitas visto que, viajando de carro para os mesmos destinos os valores variam de 500 a 600 mts.

Um outro marco que a ferrovia trouxe tem a ver com a circulação de bens. Onde, foi disponibilizado um comboio específico para o transporte de mercadoria a partir de diversos pontos do pais. O que auxilia imensamente aos agentes económicos da província do Niassa.

Uma outra realização que o Governo em vigor trouxe, tem a ver com a asfaltagem da estrada que liga Lichinga - Cuamba passando pelo distrito de Mandimba. Essa estrada, trouxe alivio da população do Niassa que a muito clamava pela sua reabilitação.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desenvolvimento Turístico e Cultural em Niassa Recebe Atenção da Direção Provincial de Cultura e Turismo

Sala de sessões da Assembleia Municipal de Lichinga conta com novos apetrechos

Frelimo quer reforçar prevenção e combate à corrupção