Matchedje vai beneficiar de energia eléctrica do sistema fotovoltaico até finais de junho próximo

 

A população do Posto Administrativo de Matchedje no distrito de Sanga, na Província de Niassa, vai beneficiar da corrente eléctrica do Sistema de Energia Fotovoltaico até finais de Junho próximo.

A informação foi tornada pública pelo responsável das obras de construção do Sistema de Energia fotovoltaico em Matchedje, Eugénio Dambula, aquando da visita do Secretário de Estado Dinis Chambiuane Vilanculo àquele empreendimento no âmbito da sua visita de trabalho ao distrito de Sanga.

Orçado em mais de 150 milhões de meticais, o sistema tem capacidade de 900 ligações de 200kw e actualmente já foram efectuadas 300 ligações faltando 600.

Numa interração com a equipa de imprensa, que acompanhava o governante, Dinis Vilanculo sublinhou que o Governo tem uma robusta aposta de alargar a rede da corrente eléctrica aos Postos Administrativos e Localidades no âmbito de iniciativa presidencial energia para todos.

Vilanculo, esclareceu que a questão de eletrificação contribui muito para o desenvolvimento das comunidades, com destaque para pequenas indústrias, a destacar as moageiras, venda de refrigerantes, uso de eletrodomésticos e a própria iluminação olhando aquilo que é a localização geográfica do Posto histórico.

“Observem os prazos para que até dia 20 de junho próximo a população de Matchedje beneficie da corrente eléctrica que vai permitir catapultar o desenvolvimento sócio económico” - recomendou Vilanculo ao responsável das obras.

Eugénio Frank Dambula, responsável da empresa Moçitaly encarregue para construção da obra, informou ao dirigente que apesar das obras terem transbordado de Agosto de 2019 para 2021 aliado à vários factores de índole orçamental, importação de equipamento até na sede do Posto Administrativo de Matchedje, as obras serão concluídas até o dia 20 de Junho.

Dambula, adicionou que a empresa que dirige com sede em Maputo, actua em Moçambique desde o ano 2000 no sector da energia renovável tendo o seu foco no estudo e na oferta de soluções de mercado para garantir o melhor aproveitamento da fonte solar para a geração de energia e está trabalhar afincadamente para fazer entrega das obras até finais de Junho próximo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM