Reduzem casos de acidentes de viação na província de Niassa

 


A província de Niassa conheceu, de janeiro a dezembro do ano findo, uma redução de casos de acidentes de viação, comparativamente ao mesmo período de 2019, factor aliado a várias actividades de sensibilização dos automobilistas e peões.

Dados oficiais indicam que, durante o ano passado, Niassa registou 33 casos relacionados com a sinistralidade rodoviária, contra 93 verificados em 2019, cifra que representa uma diminuição na ordem de 60 acidentes.

A informação foi tornada pública na reunião que o Secretário do Estado manteve, na manhã desta quarta-feira, na sala de reuniões da delegação do Instituto Nacional de Transportes Terrestres (INATTER), delegação de Niassa, com funcionários daquele sector, no âmbito da sua visita de trabalho a aquela instituição.

O secretário do Estado, na província de Niassa, Dinis Vilanculo, saudou os trabalhos que a delegação do Instituto Nacional de Transportes Terrestres tem vindo a desenvolver, em parceira com a Polícia da República de Moçambique, através do departamento de Polícia de Trânsito e os demais intervenientes, por contribuírem para a redução da sinistralidade rodoviária na província.

Apesar da redução significativa de casos de acidentes de viação, o governante ficou preocupado com a subida, no período homólogo, do número de mortes associadas a esta situação, de 26 para 34, respectivamente.

Aqui, o chefe máximo da província instou ao INATTER, junto à Polícia de Trânsito, a continuarem com acções de sensibilização dos automobilistas, peões e motociclistas, esses últimos, considerados como os protagonistas dos acidentes, a observarem com maior rigor as regras da estrada.

Reagindo ao repto lançado por Vilanculo, Eduardo Manuel Afonso, delegado Provincial do Instituto Nacional de Transportes Terrestres no Niassa, assegurou ao chefe máximo da província que vai, de mãos dadas com os parceiros, continuar com os trabalhos circunscritos em regular, fiscalizar e supervisionar as actividades desenvolvidas pelo sector que dirige, satisfazendo as necessidades de mobilidade de pessoas e bens e promovendo a livre concorrência entre os seus operadores, de forma a assegurar o sucesso da estratégia para o desenvolvimento integrado do sistema de transportes, através de acções de coordenação, regulação, fiscalização e gestão.

Ainda no prosseguimento da sua visita de trabalho às áreas superintendidas pelo INATTER, o governante, visitou o Centro de Inspecção de Veículos e a Escola de Condução da Diocese, onde mostrou-se satisfeito pelo nível dos trabalhos em curso e os resultados até ao momento alcançados

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM