Elina Massengele dirige cerimónia alusiva ao Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose

 


Elina Judite Massengele, Governadora de Província do Niassa, dirigiu nesta quarta-feira (24), as cerimónias centrais alusivas ao 24 de Março, Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose.

Para o presente ano, a data é comemorada sob o lema “É Tempo de Agir''. A Tuberculose tem cura, num momento em que esta doença continua a ser a principal causa de morte de cerca de 1.7 milhões de pessoas no mundo.

Segundo a Elina Massengele, o lema do presente ano, impõe ao Governo e parceiros, um trabalho sério para combater este mal que afecta negativamente a população.

“Em 2020, a Província do Niassa diagnosticou e reportou 4.792 casos de tuberculose, contra 5.121 casos reportados em 2019, representando um decréscimo de 6%” - avançou a Governante.

De referir que ainda no mesmo ano foram reportados 1.119 casos com bacteriologia positiva, contra 1.209 casos reportados em 2019, o que representa um decréscimo de cerca de 7%, mercê do esforço das entidades governamentais e seus parceiros. Ainda em 2020, segundo a Governadora de Niassa, foram diagnosticados 30 casos de Tuberculose Multidroga Resistente, contra 29 casos positivos, notificados em igual período do ano anterior.

“E como governantes, nos preocupa por sabermos que dos 4.792 casos reportados no ano passado, 706 foram crianças, contra 857 casos notificados em igual período de 2019. Mas temos convicção de a nossa população é mais forte em acatar a nossa mensagem e dos nossos parceiros”, disse a Governadora.

Na ocasião, a Governadora do Niassa disse estar encorajada pelos resultados de tratamento da tuberculose na sua área de jurisdição por saber que dos 5.121 casos reportados em 2019, cerca de 4.864 foram tratados com sucesso, representando desta forma 95% de cura.

O Administrador do Distrito de Majune, António Joaquim Guido, disse que o seu Distrito notificou em 2019 cerca de 38 casos de tuberculose onde 37 foram totalmente recuperados e em 2020 o Distrito registrou 34 casos de tuberculose onde 5 foram curados.

O Director Provincial de Saúde do Niassa, Ramos Mboane, presente na ocasião, afirmou que esta doença é antiga e continua a ser uma grande preocupação para sector ao nível da província e considera há espaço para acabar com esta doença no seio das famílias, visto que há uma redução de casos em todos centros, mas é preocupante porque afecta crianças.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM