Projecto Energia para Todos está catapultar o desenvolvimento nas comunidades





A população da Província de Niassa, a norte de Moçambique, está a conhecer um desenvolvimento assinalável, este factor está aliado a expansão da rede de energia eléctrica, no âmbito da iniciativa presidencial Energia Para Todos, lançada em 2018.

A informação foi avançada, recentemente, numa reunião orientada por Dinis Vilanculo, Secretário do Estado na província de Niassa, que contou com a presença dos funcionários da Electricidade de Moçambique, no quadro da sua visita de trabalho.

Vilanculo sublinhou, sem avançar dados numéricos, que, com a expansão da energia eléctrica nos postos administrativos, é notória a existência de pequenas empresas de serralharia, para além da prática do comércio de venda de refrigerantes e enchimento de pneus nos povoados.

Neste momento, a província de Niassa conta com 28 Postos Administrativos electrificados, dos 39 existentes.

Conta, igualmente, com 50 Sedes das Localidades abrangidas pela iniciativa, das 79 existentes. Sabe-se ainda que, actualmente, decorrem trabalhos para colocação de energia eléctrica aos Postos Administrativos de Mitande e Lissiete, no distrito de Mandimba; Muaquiua, no distrito de Majune; N'sauize, em Mavago; Itepela, no distrito de Ngaúma e em Matchedje, no distrito de Sanga.

O chefe máximo da província de Niassa, saudou à EDM pela velocidade que está a imprimir em acções de electrificação das comunidades, o que abre boas perspectivas para que até 2024, Niassa tenha os seus Postos Administrativos totalmente electrificados, segundo prevê o projecto presidencial.

O Governante, encorajou a Electricidade de Moçambique a continuar a trabalhar com a mesma dinâmica para permitir que toda a população tenha acesso à energia, mas sem descurar a componente qualidade da mesma.

“Registamos um avanço na ligação, sem a população pagar o contrato, o que, de certa maneira, visualiza o desenvolvimento das comunidades” - acrescentou, Vilanculo.

No entanto, a fonte que temos vindo a citar, mostrou-se agastada pelo facto de alguns indivíduos, até então desconhecidos, estarem a vandalizar, em algumas comunidades, as infraestruturas elétricas, com destaque para os postes.

Aí, o timoneiro desafiou à EDM a agudizar a vigilância e a encaminhar aos órgãos da justiça os infratores que se opõem ao desenvolvimento social e económico que Niassa está a conhecer.

O dirigente instou à EDM a repor o mais rápido possível, os postes que transportam a corrente eléctrica, em casos de sua queda, como tem acontecido, principalmente na zona sul, situação originada pelas intensas chuvas que se abatem sobre a província, acompanhadas de ventos acima do normal.

Por sua vez, Heitor Matimele, delegado da EDM, zona norte, assegurou ao dirigente máximo da província que a instituição que dirige vai continuar a trabalhar, afincadamente, para que até 2024 possa atingir a meta de electrificar todas sedes dos postos administrativos.

Refira-se que o Projecto Energia para Todos, tem por objectivo intensificar o acesso à electricidade para mais famílias e empresas a nível nacional, divulgando as acções prioritárias a serem levadas a cabo para a expansão do acesso a este recurso no País.

A iniciativa inclui o apoio à expansão do acesso de energia às áreas peri-urbanas e rurais em todo o território nacional, aproveitando e ampliando a rede eléctrica nacional existente e implantando mini-redes na base de geração solar em áreas não cobertas pela rede nacional.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sala de sessões da Assembleia Municipal de Lichinga conta com novos apetrechos

Moçambique: o polo da valorização cultural

Frelimo quer reforçar prevenção e combate à corrupção