Projecto Energia para Todos está catapultar o desenvolvimento nas comunidades





A população da Província de Niassa, a norte de Moçambique, está a conhecer um desenvolvimento assinalável, este factor está aliado a expansão da rede de energia eléctrica, no âmbito da iniciativa presidencial Energia Para Todos, lançada em 2018.

A informação foi avançada, recentemente, numa reunião orientada por Dinis Vilanculo, Secretário do Estado na província de Niassa, que contou com a presença dos funcionários da Electricidade de Moçambique, no quadro da sua visita de trabalho.

Vilanculo sublinhou, sem avançar dados numéricos, que, com a expansão da energia eléctrica nos postos administrativos, é notória a existência de pequenas empresas de serralharia, para além da prática do comércio de venda de refrigerantes e enchimento de pneus nos povoados.

Neste momento, a província de Niassa conta com 28 Postos Administrativos electrificados, dos 39 existentes.

Conta, igualmente, com 50 Sedes das Localidades abrangidas pela iniciativa, das 79 existentes. Sabe-se ainda que, actualmente, decorrem trabalhos para colocação de energia eléctrica aos Postos Administrativos de Mitande e Lissiete, no distrito de Mandimba; Muaquiua, no distrito de Majune; N'sauize, em Mavago; Itepela, no distrito de Ngaúma e em Matchedje, no distrito de Sanga.

O chefe máximo da província de Niassa, saudou à EDM pela velocidade que está a imprimir em acções de electrificação das comunidades, o que abre boas perspectivas para que até 2024, Niassa tenha os seus Postos Administrativos totalmente electrificados, segundo prevê o projecto presidencial.

O Governante, encorajou a Electricidade de Moçambique a continuar a trabalhar com a mesma dinâmica para permitir que toda a população tenha acesso à energia, mas sem descurar a componente qualidade da mesma.

“Registamos um avanço na ligação, sem a população pagar o contrato, o que, de certa maneira, visualiza o desenvolvimento das comunidades” - acrescentou, Vilanculo.

No entanto, a fonte que temos vindo a citar, mostrou-se agastada pelo facto de alguns indivíduos, até então desconhecidos, estarem a vandalizar, em algumas comunidades, as infraestruturas elétricas, com destaque para os postes.

Aí, o timoneiro desafiou à EDM a agudizar a vigilância e a encaminhar aos órgãos da justiça os infratores que se opõem ao desenvolvimento social e económico que Niassa está a conhecer.

O dirigente instou à EDM a repor o mais rápido possível, os postes que transportam a corrente eléctrica, em casos de sua queda, como tem acontecido, principalmente na zona sul, situação originada pelas intensas chuvas que se abatem sobre a província, acompanhadas de ventos acima do normal.

Por sua vez, Heitor Matimele, delegado da EDM, zona norte, assegurou ao dirigente máximo da província que a instituição que dirige vai continuar a trabalhar, afincadamente, para que até 2024 possa atingir a meta de electrificar todas sedes dos postos administrativos.

Refira-se que o Projecto Energia para Todos, tem por objectivo intensificar o acesso à electricidade para mais famílias e empresas a nível nacional, divulgando as acções prioritárias a serem levadas a cabo para a expansão do acesso a este recurso no País.

A iniciativa inclui o apoio à expansão do acesso de energia às áreas peri-urbanas e rurais em todo o território nacional, aproveitando e ampliando a rede eléctrica nacional existente e implantando mini-redes na base de geração solar em áreas não cobertas pela rede nacional.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM