Massengele profere discurso por ocasião do Dia Internacional da Mulher



A Governadora da Província do Niassa, Elina Judite Massengele, proferiu nesta segunda-feira, 08 de março, um discurso por ocasião da celebração do dia internacional da mulher.

“Estimadas companheiras, Mulheres da Província do Niassa, estamos a testemunhar, hoje, a passagem de mais um 8 de Março, dia internacional da mulher. Por ocasião desta efeméride, permitam-me endereçar uma saudação a todos que, no seu dia-a-dia, lutam para o bem-estar da mulher. Endereço uma saudação especial a toda mulher cuja sua presença na sociedade, engrandece o mundo pela relevância do gênero ao lado do homem.

Celebramos esta data sob o lema “Eu Sou Geração Igualdade”, para homenagear a mulher moçambicana, no geral e do Niassa, em particular, pela coragem e determinação com que esta participa na criação do progresso e bem-estar da família moçambicana, inspirando toda a sociedade a embarcar em mudanças positivas rumo à igualdade de gênero.

Esta data é celebrada por meio de grandes desafios. Por um lado, o lema escolhido, desafia-nos a focar no nosso objectivo, como Conselho Executivo Provincial, que é o de cumprir com o princípio 50/50 de igualdede de gênero preconizado pela Declaração e Plataformade Acção de Beijing: queremos empoderar, cada vez mais, a mulher e rapariga do Niassa, através de adopção e implementação de estratégias e programas, em todas as instituições públicas e privadas, bem como na sociedade em geral, para o alcance do empoderamento e elevação do estatuto da mulher, como uma questão de justiça social.

Por outro lado, o contexto em que o mundo inteiro encontra-se inserido, o coronavírus, desafia-nos a um empenho abnegado de todos, sobretudo da mulher que ocupa nas sociedades de todo o mundo um lugar e papel de relevo na luta contra a pandemia.

Assim, exortamos a mulher a assumir a liderança necessária na disseminação das mensagens de vigilância epidemiológica e observância das medidas preventivas que as nossas instituições de saúde recomendam.

Para terminar, apelamos a todas mulheres do País e do Niassa em particular para não pouparem forças, sinergia, recursos e inteligência com vista optimizarem todas as oportunidades existentes e continuarem a fragilizar o estigma, a discriminação baseada no gênero e outras práticas nocivas ainda prevalecentes na nossa sociedade contra a mulher, pugnando pelo diálogo no seio da família e da comunidade, como pressupostos para a paz duradoura, progresso e bem-estar de todos os moçambicanos”, disse a governadora.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM