“Niassa é potencial em agricultura”, afirma Lina Portugal
A Província nortenha de Moçambique, Niassa, é potencial em agricultura, factor aliado ao clima, terra arável e fértil para a prática de agricultura, razão pela qual Niassa é potencial na produção de vários cereais, contribuindo deste modo para a melhoria da segurança alimentar.
A informação foi avançada na tarde desta terça-feira (02/05), pela Secretária de Estado na província de Niassa, Lina Portugal, numa audiência que concedeu no seu gabinete de trabalho à delegação da Organização Internacional para Migração (OIM), chefiada pela senhora Laura Tomm-Bonde chefe da Missão da OIM em Moçambique, em parceria com Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) que esteve representada pelo respectivo Presidente da Comissão Executiva, o senhor Armindo Ngunga .
𝗟𝗶𝗻𝗮 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹, salientou que com as potencialidades agro-ecológicas que a província possui, passa necessariamente a ser impreterível a instalação de Grandes e Pequenas indústrias de agro-processamento, incluindo as de ração para dinamizar a indústria avícola e aumentar a renda das famílias.
Aproveitou o ensejo para lançar um desafio de apoio à camada juvenil que precisa ser formada, treinada e ocupada, através várias iniciativas viradas ao empreendedorismo, uma das formas que visa desencorajar aquela camada social a não engrossar as fileiras dos terroristas e outras práticas nocivas ao bem-estar social.
Armindo Ngunga, Presidente da Comissão Executiva da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN), disse vão continuar a monitorar os trabalhos bem como continuar na angariação dos parceiros no sentido de desenvolver a zona norte.
Laura Tomm-Bonde, chefe da Missão da OIM em Moçambique, disse que esta em Niassa para visitar e apoiar a província do Niassa, nos Distritos de Lichinga, Cuamba, Marrupa, Lago e Mecula na assistência aos deslocados e na promoção de programas de geração de renda através de distribuição de kits aos jovens, no ambito do empreendorismo juvenil.
Comentários
Enviar um comentário