“Kits poderão contribuir na redução da taxa de desemprego na província do Niassa”, afirma Lina Portugal

 



A Secretária de Estado na Província de Niassa, 𝗟𝗶𝗻𝗮 𝗠𝗮𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗮 𝗦𝗶𝗹𝘃𝗮 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹, assegura que os kits para auto emprego atribuídos a 8 associações juvenis poderão contribuir para redução dos níveis de desemprego na província, principalmente na camada juvenil.


𝗟𝗶𝗻𝗮 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹, assim garantiu aquando do seu discurso por ocasião da cerimónia de entrega dos pacotes de geração de renda as Associações Juvenis.

 

𝗥𝗲𝗰𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗲𝗺𝗼𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗲𝘀𝘀𝗲 𝗮𝗽𝗼𝗶𝗼 𝘃𝗮𝗶 𝗮𝗷𝘂𝗱𝗮𝗿 𝗮 𝗿𝗲𝗱𝘂𝘇𝗶𝗿 𝗼𝘀 𝗻í𝘃𝗲𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝗱𝗲𝘀𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝗴𝗼 𝗻𝗮 𝗽𝗿𝗼𝘃í𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗡𝗶𝗮𝘀𝘀𝗮” - certificou a dirigente.


𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹, salientou que a entrega dos pacotes de geração de renda representa para o Conselho de Representação do Estado na Província, um ganho muito importante na medida em que os beneficiários, associados a diversos ramos de actividade, nomeadamente, de lavagem de viaturas, soldaduras, transporte, agro-pecuária, entre outros, poderão contribuir na redução da taxa de desemprego, bem como na melhoria da renda familiar.


A governante, evidenciou que os kits fazem parte das várias iniciativas de promoção de auto emprego e geração de renda, através do associativismo Juvenil e tem cobertura no programa Quinquenal do Governo (2020-2024).


ASecretária de Estado, enalteceu o esforço da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) da missão da Organização Internacional de Migração (OIM) por terem desenhado o projecto de cooperação mútuo ajustado aos programas de assistência de redução da vulnerabilidade dos jovens e à população deslocada em consequência dos ataques terroristas de Cabo Delgado.


Frisou que com a entrega destes Kits, constitui para os beneficiários e o Conselho um passo gigantesco no comprimento das metas estabelecidas no PQG e abre espaço de empoderamento da mulher, principalmente na zona rural que muitas vezes, não tem oportunidades de acesso ao mercado.


O Presidente da Comissão Executiva da Agência de Desenvolvimento Integrado de Norte Armindo Ngunga, referiu que a entrega de kits é um culminar de esforços empreendidos para impulsionar o desenvolvimento da zona norte do País.


Acrescentou que a entrega de kits vai permitir empregar jovens e depois irão empregar outros jovens, no sentido de se ocuparem e não se deixarem levar e engrossar as fileiras dos terroristas.


Laura Tomm-Bonde, chefe da Missão da OIM em Moçambique, prometeu continuar a apoiar a província de Niassa, na promoção de do auto emprego para geração de renda familiar.


Severino Diksone que falou em nome dos beneficiários, comprometeu-se em fazer uso dos kits, em apoio aos outros jovens também, tendo acrescendo que o emprego não é necessariamente para ser apenas na função publica, pois actividades singulares geram também rendas. Também, agradeceu ao governo de Moçambique por responder as dificuldades de apoquentam a classe juvenil e pelos programas de inclusão da pessoa com deficiência

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM