Lina Portugal procura parcerias para materializar a realização do I Fórum de Investimentos do Niassa

 


A Secretária de Estado na Província de Niassa, 

Lina Portugal, dirige uma delegação que integra quadros dos dois órgãos da província (CSPRE e CEP) que procura parceiros para concretizar a realização do Primeiro Fórum de investimentos de Niassa.


Para tal, reuniu ontem em Maputo com a timoneira da Autoridade Tributária em Moçambique Amélia Muendane e o embaixador da Itália Roberto Vellano, com o objectivo de divulgar o evento que decorrerá sob o lema “Agricultura e agro-negócios como factor dinamizador do desenvolvimento da província do Niassa”.


Aqui, a dirigente da província nortenha de Moçambique, destacou que, o Fórum terá enfoque em 3 culturas, nomeadamente a macadâmia, trigo e soja e irá abrir as oportunidades para outras culturas como o feijão, milho e frutas, com destaque para morango e maçã. 


O Fórum de Investimentos, para além de mobilização de recursos e criação de parcerias, visa o fortalecimento das cadeias de valor previamente estabelecidas e prevê-se a assinatura de acordos de parcerias em várias áreas e realiza-se em parceria com o sector privado da província, representado pelo Conselho Empresarial Provincial.


A Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, Amélia Muendane, louvou a iniciativa da província, uma vez que, visa acelerar o crescimento económico da província quiçá do país, por outro lado, irá garantir a visibilidade da província rumo a industrialização. 


O embaixador da Itália Roberto Vellano, disse que Moçambique e Itália uma longa história de cooperação e, são parceiros desde a independência e neste momento a Itália actua em 5 áreas a saber saúde, agricultura, ambiente, desenvolvimento urbano, educação e criação de emprego.


Referiu ainda que apesar de terem acções no centro do país concretamente em Manica e Sofala, demonstrou todo o interesse de desenvolver acções na província de Niassa na área de saúde, agricultura, turismo, ambiente e outras por analisar. 


A governante do Niassa, recebeu garantias do embaixador que tudo fará para divulgar o fórum visto que existem oportunidades de negócio que interessam o seu País e tudo fará para trazer empresários Italianos para firmarem parcerias com empresários Moçambicanos fortificando os laços de cooperação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sala de sessões da Assembleia Municipal de Lichinga conta com novos apetrechos

Moçambique: o polo da valorização cultural

Frelimo quer reforçar prevenção e combate à corrupção