Lina Portugal procura parcerias para materializar a realização do I Fórum de Investimentos do Niassa
A Secretária de Estado na Província de Niassa,
Lina Portugal, dirige uma delegação que integra quadros dos dois órgãos da província (CSPRE e CEP) que procura parceiros para concretizar a realização do Primeiro Fórum de investimentos de Niassa.
Para tal, reuniu ontem em Maputo com a timoneira da Autoridade Tributária em Moçambique Amélia Muendane e o embaixador da Itália Roberto Vellano, com o objectivo de divulgar o evento que decorrerá sob o lema “Agricultura e agro-negócios como factor dinamizador do desenvolvimento da província do Niassa”.
Aqui, a dirigente da província nortenha de Moçambique, destacou que, o Fórum terá enfoque em 3 culturas, nomeadamente a macadâmia, trigo e soja e irá abrir as oportunidades para outras culturas como o feijão, milho e frutas, com destaque para morango e maçã.
O Fórum de Investimentos, para além de mobilização de recursos e criação de parcerias, visa o fortalecimento das cadeias de valor previamente estabelecidas e prevê-se a assinatura de acordos de parcerias em várias áreas e realiza-se em parceria com o sector privado da província, representado pelo Conselho Empresarial Provincial.
A Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, Amélia Muendane, louvou a iniciativa da província, uma vez que, visa acelerar o crescimento económico da província quiçá do país, por outro lado, irá garantir a visibilidade da província rumo a industrialização.
O embaixador da Itália Roberto Vellano, disse que Moçambique e Itália uma longa história de cooperação e, são parceiros desde a independência e neste momento a Itália actua em 5 áreas a saber saúde, agricultura, ambiente, desenvolvimento urbano, educação e criação de emprego.
Referiu ainda que apesar de terem acções no centro do país concretamente em Manica e Sofala, demonstrou todo o interesse de desenvolver acções na província de Niassa na área de saúde, agricultura, turismo, ambiente e outras por analisar.
A governante do Niassa, recebeu garantias do embaixador que tudo fará para divulgar o fórum visto que existem oportunidades de negócio que interessam o seu País e tudo fará para trazer empresários Italianos para firmarem parcerias com empresários Moçambicanos fortificando os laços de cooperação.
Comentários
Enviar um comentário