Inaugurada escola primária em Mitande que vai beneficiar mais de 224 crianças
Mais de 224 crianças vão estudar numa escola condigna em Mitande. Trata-se da Escola Primária de Luchimua II, localizada na Localidade de Muenhehere, Posto Administrativo de Mitande, Distrito de Mandimba, na Província do Niassa, que foi inaugurada e entregue oficialmente, nesta terça-feira (23/05), pela governadora do Niassa, Elina Judite Massengele.
A escola, foi construída de raiz e o projecto foi orçado em pouco mais de 11 milhões de meticais, inserido no âmbito do pacote dos programas de responsabilidade social da Moçambique Leaf Tobacco Limitada (MLT).
"Acabamos hoje de cumprir com uma das nossas promessas eleitorais, que foi a de colocar mais escolas ao nível do Distrito de Mandimba. E não paramos por aqui, iremos continuar a envidar esforços no sentido de cumprir, por completo, com o nosso Plano Quinquenal do Governo 2020/2024 para sector da educação e, até 2024, iremos continuar com a promoção de um sistema educacional inclusivo, eficaz e eficiente, através da melhoria das condições e ambiente de aprendizagem no ensino primário e secundário com vista a aquisição de competências. Daí que a nossa expectativa com entrega desta nova infra-estrutura, é que cada um dos intervenientes no processo de ensino e aprendizagem, quer seja aluno, professor, pai e encarregado de educação, deve se comprometer e engajar-se na conservação para que venha servir também as gerações vindouras”, disse a governadora Massengele na ocasião.
Por seu turno, Cláudio Ferreira, Director da Agronomia da MLT, esclareceu que a doação insere-se no âmbito do atendimento do programa de responsabilidade social da empresa, “e para a materialização do presente programa, a empresa desenvolveu um inquérito para apuramento das localidades do distrito cujo detém de um maior número de produtores da cultura de tabaco, e que tem seus filhos com idade pré-escolar a estudar nas Escolas Primárias destas localidades onde a empresa opera, daí a escolha desta comunidade”, lê-se na mensagem.
Na ocasião, a população, não só agradeceu os esforços empreendidos pelo Governo em parceria com a MLT, pela construção da escola, alocação de carteiras, bloco administrativo, sanitários e um furo de água, também, pediu a electrificação da escola através do sistema de painéis solares, reabilitação da estrada Mitande a sede de Munhehere e alocação de uma antena de telefonia.
Comentários
Enviar um comentário