“Devemos estender os Observatórios aos Distritos”, Afirma Lina Portugal, Secretária de Estado



Os 16 Distritos da Província de Niassa, foram desafiados a promover espaços abertos de prestação de contas junto da população com a realização dos Observatórios de Desenvolvimento Distritais. Este posicionamento, foi assumido pela Secretária de Estado da província de Niassa, Lina Portugal, durante a realização do I Observatório de Desenvolvimento ODP) à luz do novo figurino da Governação Descentralizada.


Com o “Lema Niassa Solidária e Resliente, Rumo ao Desenvolvimento Sustentável”, os participantes foram unânimes em afirmar que os efeitos climáticos severos dos últimos dois anos danificaram muitas infra-estruturas públicas e privadas.


A Secretária de Estado, Lina Portugal, disse que o lema deste fórum remete-nos para enornes desafios de reflexão para as nossas acções de planificação. Afirmou ainda que todos Serviços de Representação do Estado foram instruidos para apoiar as instituições da Sociedade Civil nesta Região de Moçambique.

Igualmente, “Instamos os Governos Distritais para que tambem façam os observatorios de Desenvolvimento a semelhança deste aqui em Lichinga”, disse Lina Portugal.


A governadora da provincia de Niassa, Elina Judite Massengele, destacou a realização de observatórios como a reafirmação do espaço de diálogo aberto de prestação de contas à população. Explicou ainda que a provincia tem sido pioneira na realização de Observatorios de Desenvolvimento Provincial a nivel Nacional.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM