Vilanculo apela aos graduados a não transportarem problemas sociais para o serviço

 


O Secretário de Estado na província de Niassa, Dinis Vilanculo, apelou aos novos graduados do V curso de enfermagem geral do Instituto de Ciências de Saúde, no Centro de Formação de Lichinga, a não transportar os problemas sociais para o local de trabalho. 


Dinis Vilanculo, formulou esse pedido durante o seu discurso de encerramento do curso, envolvendo 21 novos profissionais de saúde, acto que teve lugar no sábado último, na sala de Instituto de Formação em Administração Publica e Autárquica (IFAPA), de Lichinga, 


Vilanculo, frisou que o curso em referência responde à uma das prioridades do Governo, que é o desenvolvimento de recursos humanos em quantidade e qualidade e, segundo ele, é parte que integra as acções de combate à pobreza.


Acrescentou que, com a valiosa contribuição dos graduados, as equipas de técnicos de saúde estarão mais reforçadas em grau de satisfação dos utentes, cuja poderá aumentar com o tempo de espera, como também a redução da sobrecarga de serviço dos actuais profissionais. 


O governante, apontou como alguns dos desafios aos prestadores de cuidados de saúde, a humanização e cortesia no atendimento aos utentes nas unidades sanitárias, a corrupção, ao tráfego e desvio e venda de medicamentos. 


Outrossim, apelou a não transportar os problemas sociais para o posto de trabalho, pelo que, “devem mostrar uma cara sorridente, um atendimento excelente aos pacientes”, referiu.


Entretanto, José Manuel, director do Serviço Provincial de Saúde no Niassa, sublinhou, na sua intervenção, que com os graduados, a província espera uma redução de mortalidade de doenças cronicas, como é o caso do HIV/SIDA, hipertensão, cancro, tuberculose, entre várias enfermidades que preocupam o sector.


Por sua vez, Simione Ernesto, um dos graduados que apresentou a mensagem dos novos técnicos de saúde colocados à disposição do mercado de trabalho, agradeceu à direcção do Centro de Formação.


Contudo, Simone formulou o pedido de reforço de meios informáticos àquela instituição de formação técnico-profissional, com destaque para computadores, como forma de estimular o domínio das tecnologias de informação e comunicação, para fazer face às novas tendências impostas pela globalização.

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