Criadas condições para auto-emprego de jovens no Niassa

 



Cerca de trinta jovens de vários distritos da Província de Niassa, beneficiaram de kits de material diverso para criação de mais empregos no âmbito do projecto “Meu kit Meu Emprego”, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Juventude e Emprego e parceiros.


Trata-se de 28 jovens oriundos dos distritos de Marrupa, Mecanhelas, Majune, Cuamba, Nipepe, Lago, Maúa e Mecula que vão, doravante, desenvolver actividades rentáveis em áreas como agricultura, avicultura, Car Wash, electricidade instaladora, fabrico semi-industrial de blocos, processamento de amendoim, de milho e de fruta, reparação de motorizadas, pescado e vulcanização de pneus. 


Oswaldo Petersburgo, Secretario de Estado de Juventude e Emprego, que dirigiu a cerimónia de entrega de kits, na companhia de Dinis Vilanculo, Secretário de Estado no Niassa, disse haver condições criadas para os beneficiários desenvolver sua actividades, mostrando o saber-fazer, criando, por conseguinte, mais postos de empregos para outros jovens.


Petersburgo, assegurou que vai prosseguir com o apoio à camada juvenil de Moçambique, tendo esclarecido novos pacotes de oportunidades para essa classe, nomeadamente, “Acredita Emprega” e “Agora Emprega” que, para tal, os concorrentes devem acessar à plataforma para se inscrever e concorrer.


Por seu turno, Dinis Vilanculo, Secretário de Estado no Niassa, que testemunhou o acto, entendeu que os kits ora entregues, terão um impacto imediato na vida dos beneficiários, pois, irão permitir a geração de renda e criação de postos de trabalho.


Por isso, exortou para o cumprimento do que disseram na mensagem: trabalhar com responsabilidade, criarem postos de trabalho para outros jovens que não têm a oportunidade que tiveram de receber um kit.


Igualmente, exortou para que melhorem as condições de vida, que até citaram algumas delas, como por exemplo, darem continuidade com os estudos, buscando mais saberes para ampliarem o horizonte de vida e construírem as habitações para viverem de forma condigna.


Entretanto, Bramugi João Mandrasse, que apresentou a mensagem em nome dos jovens beneficiários, manifestou alegria pelo esforço que a Secretaria de Estado de Juventude e Emprego tem empreendido para desviar os caminhos espinhosos que alguns jovens têm enveredado quando não têm ocupação, abraçando a criminalidade, desemprego, entre outros males, perigando assim à sua própria vida.


Mandrasse, afiançou que com os Kits, vão produzir os valores para proporcionar um bom estar nos distritos abrangidos, em geral, elevando a autossuficiência daquela camada social e seus dependentes, de forma particular.


Por sua vez, Sandra Dinis, jovem baseada em Cuamba, e que daqui em diante irá se dedicar ao processamento de frutas, disse ser o fim do desperdício de frutas na cidade de Cuamba, facto que culmina com a sua deterioração, com particular enfoque para as mangas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM