Vilanculo pede envolvimento de todos no combate à Malária

 



O Secretário de Estado na província de Niassa, Dinis Vilanculo, pede o envolvimento de toda população no combate à malaria. O pedido nesse sentido foi formulado numa saudação populacional que o dirigente manteve, na sede do Distrito de Mecanhelas, a sul da província, no quadro da sua visita de trabalho de um dia àquele quadrante, com o objectivo de monitorar o grau de comprimento do Plano Quinquenal do Governo 2020-2024 e do Plano Económico e Social deste ano, com destaque para o primeiro semestre.


Dinis Vilanculo, sem avançar dados numéricos, fez perceber que a malaria é uma das pandemias que está a matar muita gente na província que dirige.


Aproveitou a ocasião para sensibilizar aos presentes em particular, e os do distrito em geral, a se envolverem em acções que convergem no combate a esta doença.


Fez lembrar que o combate à esta pandemia é muito simples, tendo apontado, sobretudo, o cumprimento das regras para a sua mitigação, como é o caso de promoção de limpezas, uso constante das redes mosquiteiras, evitando charcos nos quintais e/ou ao redor das residências.


Acrescentou que as redes mosquiteiras que a população recebeu nos anos idos, mesmo as que são distribuídas na actualidade, não eram e nem são instrumento de pesca, mas sim, de prevenção à malária.


Refira-se que, recentemente, o Conselho dos Serviços de Representação de Estado tomou a iniciativa de se promover feiras de saúde, e outras actividades conexas, ao nível dos distritos. A medida insere-se nos esforços do governo visando reverter o actual panorama da malária e outras doenças que dominam as consultas externas nas unidades sanitárias da província.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM