20% de exploração de recursos naturais devem contribuir para melhoraria das comunidades - Dinis Vilanculo

  



O Secretário de Estado na província de Niassa, Dinis Vilanculo, insta as comunidades beneficiárias dos 20 por cento de exploração de recursos naturais, a sentarem em conjunto e desenhar prioridades para que o valor reflicta as necessidades pontuais das comunidades.


Trata-se de cinco comunidades de Nipepe e igual número de Metarica, que beneficiaram,  das mãos do Secretário de Estado na província de Niassa, Dinis Vilanculo, de um valor avaliado em 718.870,00 ao todo, fruto de taxa de exploração.


Dinis Vilanculo, fê-lo essa sensibilização durante uma saudação que manteve à população dos distritos de Nipepe e Metarica, no âmbito da sua visita de trabalho de monitoria do Plano Quinquenal do Governo e balanço do Plano Económico e Social do primeiro semestre deste ano.


“Quando chegarem nas comunidades, devem apresentar o valor que o governo alocou e envolver a população na planificação, para escolher as prioridades para o benefício de toda comunidade” -aconselhou o governante.


Os beneficentes foram unânimes ao garantir ao chefe máximo da província que, com o valor alocado às comunidades, irão resolver os problemas que as apoquentam, com destaque para a reposição dos furos de água que se encontram em estado retrógrado.


No entanto, para que as comunidades continuem a receber os 20 por cento, devem, por sua vez, assegurar a conservação das florestas em sua volta, tal como defendeu o chefe do Conselho dos Serviços de Representação do Estado na província de Niassa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM