Produtores de Niassa chamados a fornecer matéria-prima de qualidade à fábrica de óleo



Os produtores da província de Niassa, a norte de Moçambique, foram chamados pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, a fornecer matéria-prima de qualidade à fábrica de extração e refinação de óleo alimentar instalada na região.

O Estadista moçambicano lançou o repto na última quinta-feira (18), quando proferia o discurso de ocasião, minutos depois de inaugurar oficialmente aquele empreendimento, situado na Cidade de Cuamba, propriedade da Sociedade Algodoeira de Niassa - João Ferreira dos Santos.

Orçada em 300 milhões de meticais, parte do qual proveniente do Programa SUSTENTA, aquela unidade fabril tem a capacidade de extracção de 7.500 toneladas de óleo bruto e de refinação de 3.000 toneladas, por ano, sendo a primeira indústria desta dimensão a ser erguida na Província de Niassa.

O empreendimento vai reduzir significativamente a importação de óleo alimentar, alargando a autonomia financeira no País. Constitui, igualmente, uma oportunidade para aumentar a cadeia de valor na província, dinamizando a logística e reduzindo os índices de desemprego, sobretudo na camada juvenil, que compõe grosso número de mão-de-obra, afirmou o Chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi.

Aqui, o dirigente chamou atenção aos produtores no sentido de aumentarem os campos de cultivo, uma vez que existe mercado garantido para absorver diversos produtos que constituem matéria prima para o funcionamento pleno da fábrica, a exemplo de algodão e soja.

Nyusi, expressou sua satisfação, factor aliado às condições agroecológicas de que Niassa dispõe, o que coloca a província numa posição favorável no concernente à produção e produtividade.

De referir que a construção da fábrica de extracção e refinação de óleo alimentar na Cidade de Cuamba, enquadra-se na iniciativa “Industrializar Moçambique”, que o governo de Moçambique e parceiros têm levado a cabo para estimular o crescimento do sector industrial no País.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM