Massengele visita MLT na província de Tete




No âmbito do fortalecimento da mobilização de recursos internos para melhorar a capacidade da província na arrecadação de impostos e outras receitas resultantes das parcerias público privadas, Elina Judite Massengele, Governadora do Niassa, efectuou nesta quinta-feira uma visita de trabalho à Unidade de Processamento da Moçambique Leaf Tobaco (MLT) na Província de Tete.


O objetivo principal foi o de perceber como funciona a última fase da cadeia de valor do tabaco que trata do processamento e exportação, uma vez que a Província do Niassa, como o segundo maior produtor de tabaco de Moçambique, ultrapassado apenas pela Província de Tete, contempla as duas primeiras fases desta cadeia,a produção e comercialização.


"Queremos perceber toda a cadeia de produção do tabaco, desde a produção à exportação. E somos dos maiores produtores de tabaco, daí o nosso interesse conhecer todo o procedimento da cadeia de valor e dentro dele descobrir como Niassa pode acrescentar valor. A título de exemplo, o da implantação de uma fábrica de cigarros no Niassa. Estamos expectantes que essa intenção possa se tornar realidade.", disse a Governadora do Niassa.


Por sua vez, Rory Micklem, Director Geral da MLT considera um marco histórico da história da empresa, uma vez que é a primeira vez que um Governador da Província do Niassa visita as instalações da MLT. 


“É bom saber que Niassa considera-nos parceiro estratégico para o desenvolvimento sustentável da Província do Niassa através negócio do tabaco e o facto de virem ver esta última fase da cadeia de valor do tabaco, nos encoraja como empresa a continuar a apostar nesta parceria na perspectiva de ganhos mútuos", afirmou Rory.


No âmbito desta visita, a Governadora foi recebida pelo seu homólogo Domingos Viola no seu gabinete de trabalho, tendo de seguida efectuado uma visita orientada as instalações da MLT e a unidade de agro-processamento da mesma, desde os Recursos humanos, a clínica, o recebimento do tabaco não processado, a linha de mistura e processamento, a inspeção, o controle de qualidade e a expedição.


Na campanha de comercialização 21/22, Niassa produziu tabaco numa área de cerca de 27.448,81 He, com uma produção de 33.671,70 ton e uma comercialização de 24.665ton, tendo atingido uma arrecadação de 2.125.959,15 MT, representando um crescimento de cerca de 15,44% em relação a campanha anterior.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM