Lançada primeira pedra para construção do tribunal judicial do distrito de Lichinga

 



Foi lançada, no princípio da tarde de terça-feira, 23 de agosto, a primeira pedra para construção do Tribunal Judicial do distrito de Lichinga, na província de Niassa.


Dinis Vilanculo, Secretário de Estado na província de Niassa, que testemunhou o acto, na companhia da veneranda Presidente do Conselho Administrativo do Cofre dos Tribunais, Matilde Almeida, aquando do seu discurso, referiu-se à nova imagem que empreendimento irá conferir ao distrito e cidade de Lichinga. 


Vilanculo, apontou, por outro lado, o conforto que a infraestrutura irá oferecer aos magistrados e todos os fazedores da justiça, pelo que, desafiou-os a serem cada vez mais responsáveis e a apresentarem resultados positivos e que não defraudem os anseios da população, dando resposta à essência da criação dos tribunais. Também, adicionou que a construção do edifício onde vai funcionar o Tribunal do Distrito de Lichinga, surge como continuidade da iniciativa presidencial “Um distrito, Um tribunal Condigno”, lançada em 2020 pelo presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.


O chefe dos Serviços Provinciais de Representação do Estado no Niassa, anotou que construção daquele empreendimento vem, igualmente, responder às dificuldades dos magistrados, os quais passavam a trabalhar em edifícios alugados, o que acarretava muitas divisas aos cofres do Estado, ao mesmo tempo que desconfortava o trabalho normal daquela classe.


Contudo, Matilde Almeida, Veneranda Presidente do Conselho Administrativo do Cofre dos Tribunais, dirigindo-se aos presentes, sublinhou que a pedra ora lançada, faz jus à materialização da segunda fase da iniciativa presidencial. Também, destacou que Niassa é a Província com menos tribunais erguidos, o que obriga às autoridades da justiça a dar prioridade a este quadrante do País.


Com a duração de 12 meses, a obra, que inclui apetrechamento, está orçada mais de 278 milhões de meticais, dinheiro proveniente do fundo do cofre dos tribunais e está a cargo da SS Construções.


Importa referir que na Província de Niassa, foi construído, concluído e inaugurado o Tribunal Judicial de raiz no distrito de Metarica e, neste momento, decorrem obras, já na fase de conclusão, nos distritos de Chimbunila, Nipepe e Sanga.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM