Niassa promove jornada de limpeza para combater a Malária

 



A província nortenha de Moçambique, Niassa, promoveu, na manhã deste sábado, na cidade de Lichinga, uma jornada de limpeza, uma das formas encontradas para o combate à malária, doença que tem tirado sono às autoridades governamentais.


A jornada, que se fez sentir em todos bairros da urbe, resulta do facto de o Conselho dos Serviços de Representação de Estado, nesta região do País, estar a registar, nos últimos tempos, subidas constantes de casos da malária.


Daí que, como uma das medidas concorrentes a reduzir e/ou estancar essa pandemia, o Conselho dos Serviços de Representação de Estado no Niassa, decidiu haver, em cada final do mês, uma jornada de limpeza nos locais de maioríssimos aglomerados populacionais, ou, reprodução de mosquitos, em todos os 16 distritos da província.


O Secretário de Estado no Niassa, Dinis Vilanculo, que dirigiu a frente que estava situada no mercado Central, destacou que a actividades de género deve ser replicada nos distritos, localidades Postos administrativos e nas casas de todos ‘niassenses’.


Aqui, o governante da província de Niassa, aproveitou a ocasião para desafiar aos órgãos de comunicação social no sentido de divulgarem em todas línguas os perigos que advêm dessa pandemia.


Os participantes da jornada, ressaltaram a importância com que a iniciativa se reveste, por entenderem ser necessária a limpeza de locais que favorecem o surgimento de mosquito, daí a pertinência de uma mobilização conjunta para o combate à doença que, embora tenha cura, mas oferece muitos perigos à  pessoa infectada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM