Produtores de Niassa chamados a concorrerem para melhoria da qualidade de vida

Os pequenos e grandes produtores baseados na província de Niassa, a norte de Moçambique, foram chamados a concorrer para aumentar a produtividade, com o intuito de obter receita agrícola familiar para superar a linha da pobreza.

O chamamento foi formulado na Sala dos Grandes Eventos do Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica (IFAPA) de Lichinga, no âmbito de lançamento das candidaturas abertas para o financiamento ao sector agrário, à luz do programa SUSTENTA, evento dirigido pelo Secretário de Estado no Niassa, Dinis Vilanculo.

Aumentados os campos de cultivo, espera-se melhorar a qualidade de vida da população, com particular destaque para os da zona rural.

Dirigindo-se aos presentes, o chefe máximo da província de Niassa, Dinis Vilanculo, sublinhou que o calendário agrícola da nova campanha 2021-2022, a ser lançado em Outubro do ano corrente, vai, igualmente, culminar com o lançamento, pelo governo, da chamada dos novos beneficiários do SUSTENTA.

Vilanculo, fez saber que este ano, a província que dirige irá beneficiar a 14.800 pequenos produtores, 85 pequenos agricultores Comerciais Emergentes e 63 fomentadores directos para cultivo dos pacotes tecnológicos, nomeadamente, Arroz, Gergelim e Soja.

O timoneiro, apontou como requisitos de elegibilidade ao financiamento, obtenção de uma área de produção igual ou superior a 10ha, possuir experiência de produção orientada para o mercado, ser residente ou ter operações no local onde pretende implementar o seu projecto.

Acrescentou ser necessário ter o Bilhete de Identidade; NUIT; DUAT e uma declaração emitida pelo SDAE, sendo que a lista do pequeno agricultor integrado na cadeia de valor do PACE, devendo, para o efeito, dirigir-se junto aos Serviços Distritais de Actividades Económicas.

De salientar que, em Moçambique, o programa nacional SUSTENTA foi lançado em Julho de ano findo, por Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República, visando a mecanização do sector agrário.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM