Moçambique consciente da necessidade de revitalização do turismo

O Governo de Moçambique, através do Ministério de Cultura e Turismo (MICULTUR), está consciente da necessidade de revitalizar o Turismo para alavancar os níveis de colecta de divisas em prol da economia nacional.

O esclarecimento foi feito por Eldevina Materula, Ministra da Cultura e Turismo, que falava à margem da comemoração do Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, acto que teve lugar no Lugenda Camp, no distrito de Mecula, na província de Niassa.

Eldevina Materula, salientou que a revitalização do turismo em Moçambique visa adotar medidas para estimular a recuperação e o crescimento do mesmo e da economia, com a autorização de reabertura de casas de cultura para a prática de teatros e outras realizações artísticas como o cinema. 

A reabertura das piscinas, praias, bem como o alargamento do horário de funcionamento dos estabelecimentos de restauração, são outras actividades apontadas pela titular da pasta de Cultura e Turismo, como áreas que podem concorrer para o estímulo da economia.

Materula, aclarou que as medidas adotadas não significam o fim da pandemia, pelo contrário, convoca para uma enorme responsabilidade no cumprimento integral e escrupuloso das medidas sanitárias.

A titular da pasta daquele ministério, acrescentou que associado ao pacote das novas medidas, o governo que pertence definiu a imunização como uma prioridade para a retoma da economia e da criatividade turística, pois, tem se mostrado continuamente como uma ferramenta poderosa no controlo da pandemia em vários quadrantes do mundo. 

A dirigente, entendeu que os esforços em curso para a vacinação massiva contra a Covid-19, servem como janela de esperança que, futuramente, poderá culminar com a reabertura total do turismo para que possa avançar com os programas preconizados no Plano Estratégico para o Desenvolvimento do sector, com vista o incremento de renda e melhoria na contribuição para o PIB.  

Ainda à margem desta comemoração, o governo de Moçambique, através do MICULTUR, reconhecendo a importância de dinamizar o sector e a economia nacional, obedecendo as boas práticas e medidas de higienização, chanceladas pelo Ministério de Saúde, e pela Organização Mundial de Saúde, concebeu o selo de qualidade designado por “Selo Limpo” que é um mecanismo de certificação para entidades e serviços que operam no sector da Cultura e Turismo e afins, que cumprem rigorosamente com os protocolos sanitários.

Para o efeito, a Lugenda Camp, Marrire, Mpopo e Nkwish Loadge por terem enorme qualidade de observação do protocolo sanitário, receberam selos limpos, como sinónimo de reconhecimento dos trabalhos.

O Secretário de Estado na província de Niassa, Dinis Vilanculo, que fez parte da comemoração do Dia Mundial do Turismo, aproveitou o ensejo para publicitar as maravilhosas paisagens que a província de Niassa possui e convidou aos demais para escalarem a província que dirige no sentido de desfrutarem do paraíso.

Este ano, o Dia Mundial do Turismo celebrou-se sob o lema “Turismo Para um Crescimento Inclusivo”.

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM