Impissa apela ao reassentamento definitivo dos deslocados

 

O Vice-Ministro de Administração Estatal e Função Pública, Inocêncio Impissa, apela aos órgãos de Representação de Estado e Executivo da Província de Niassa, a fazerem o reassentamento definitivo dos deslocados de Cabo Delgado.

Inocêncio Impissa, falava na manhã desta segunda-feira, 23 de Outubro, na sala do IFAPA, numa reunião dirigida por ele, onde fizeram parte os membros dos órgãos em alusão.

A vinda do Vice-ministro à província, enquadra-se no âmbito da monitoria e acompanhamento da implementação do plano de Contingência 2020/21, aprovado pelo Conselho de Ministros, criado para se lidar com o risco eminente que pode acontecer por questões de calamidades naturais, como chuvas e ventos fortes, ciclones que ciclicamente afectam o país.

“Queremos apelar os dois orgãos aqui presentes para reassentarem definitivamente os deslocados de guerra de cabo Delegado para recomeçarem com a sua vida”, apelou Impissa.

Paralelamente, instou os órgãos a reintegrarem os deslocados que são funcionários, na sua maioria do sector de saúde, depois de um serviço de peritagem.

Duarante a sua estadia na Província de Niassa, Impissa visitou os deslocados de Cabo Delgado em Marrupa e Lichinga, onde ofereceu alguns produtos alimentares e de higiene. Igualmente, visitou os gabinetes dos dois órgãos na província, nomeadamente os conselhos dos Serviços de Representação do Estado e do Executivo Provincial. 

Impissa, garantiu ainda que estão sendo implementados esforços por parte do Governo central, no sentido de fornecer os documentos de Identificação e abrigos definitivos nos devidos bairros de reassentamento, e juntamente aos parceiros fornecer material de trabalho como é o caso das sementes para a produção agrícola, enxadas entre outros insumos, para garantir a sua sustentabilidade. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM