Moçambique é palco de vários eventos Culturais



Moçambique é um país com uma rica diversidade cultural, daí a variedade em qualidade e quantidade de seus eventos culturais, um ersforço do governo e das comunidades culturais em organizar cada vez mais eventos que esaltem a cultura moçambicana resulta nesta gama de festivais:

  • Festival de Guaza MuthineGwaza Muthini ou a Batalha de Marracuene é um evento que acontece todos os anos a 2 de Fevereiro, no distrito de Marracuene na província de Maputo. É uma data em que se evoca a resistência anti-colonial que opôs guerreiros comandados por Nwamatibyana, Zihlahla, Mahazule, Mulungu e Mavzaya ao exército colonial português, em 1895. As cerimónias centrais desta efeméride têm lugar no distrito de Marracuene, onde é realizado o habitual “kuphahla” (evocação dos espíritos dos antepassados), seguido de uma deposição de flores junto ao monumento aos guerreiros e a entoação do Hino Nacional e dos discursos de praxe.
  • Festival da MarrabentaEste festival é dos que tem mexido muito com o público de Maputo no mês de Fevereiro. O evento tem como objectivo resgatar atitude do gosto pela marrabenta, criando oportunidades de debate e difusão da sua importância no mundo musical.
  • Festival de Tilápia e CanhúO festival de tilapia e de canhu em Massingir província de Gaza, é um evento que junta vários expositores para degustar do peixe e do canhú rico naquela região do país. Tem como objectivo potencializar a albufeira daquela região. 
  • O Festival de Xingomane: tem lugar todos os anos na aldeia de Nwadjahane, no distrito de Manjacaze. O concurso visa eleger e premiar o melhor grupo praticante desta dança. Para além do concurso em si, o Festival tem como objectivo servir de lobby para a candidatura da dança Xingomana na Lista do Património Mundial Cultural da UNESCO.
  • FACIM: A Feira Internacional de Maputo (FACIM) é uma feira multissectorial anual, que constitui o maior evento comercial com dimensão internacional em Moçambique. Realiza-se todos os anos nos últimos dias do mês de Agosto e primeiros dias do mês de Setembro.
  • Festival de Niketxe: O Festival Provincial da Dança Niketxe, é um festival de dança, realizada na cidade de Gurué, na província da Zambézia. O evento conta com a participação de vários grupos de dança, num número aproximadamente a trezentos e cinquenta artistas. A ideia que culminou com a realização deste festival provincial tem a ver com a necessidade de resgatar e massificar a dança niketxe, que já estava a perder interesse por parte das novas gerações. 
  • Festival de Zalala: O Festival de Zalala é um evento turístico que acontece todos os anos no mês de Setembro, na província da Zambézia. O evento tem como principal objectivo exibir a montra cultural e turística daquela região do país.
  • Festival do Lago Niassa: É um evento turístico de música, canto e dança, que acontece todos os anos, no último fim-de-semana do mês de Outubro, na província de Niassa. Para além dessas actividades, os visitantes são brindados com outras actividades de diversão e lazer, com destaque para a ginástica, canoagem, natação, voleibol de praia, gastronomia, entre outras.
  • Festival da Praia de Xai-XaiO Festival da Praia de Xai-Xai é um festival de música nacional que acontece todos os anos em meados do mês de Setembro. Para além da música, ele agrega várias outras actividades que vão desde a música, gastronomia, exposição, entre outros.
  • Festival On’Hipiti: Festival de On´hipiti tem lugar em Novembro na Ilha de Moçambique. Organizado pela Associação dos Pequenos Empresários da Ilha de Moçambique (APETUR) em colaboração com a sociedade civil local e os auspícios da UNESCO, o evento comporta teatro, música, dança, exposições de artesanato e de artes plásticas e um desfile feminino em trajes de capulana.
  • Festival de Wimbe realiza-se todos os anos na praia do Wimbe, província de Cabo Delgado. O evento tem como objectivo promover o turismo local, através da apreciação da cultura local e várias outras actividades ligadas ao turismo e gastronomia.
  • Festival de Tofo: O Festival de Tofo, na Praia da Barra, em Inhambane acontece anualmente, no mês de Novembro, com o objectivo de promover a exaltação da cultura, turismo e da unidade nacional.
  • Festival Cabeça do Velho: O Festival Cabeça do Velho acontece na primeira semana do mês de Dezembro, em Chimoio, na província de Manica. É o segundo de género de iniciativa local e desta dimensão, e surge em reconhecimento da importân
    cia e do papel histórico-cultural que representa o monte Bengo, que se tornou famoso pelo facto de o seu cume parecer com a face de um idoso deitado de costas, com a face virada ao céu.
    O festival “Cabeça do Velho” pretende dar tributo ao lendário Monte Bengo, uma das principais atracções turísticas da província de Manica, que diferentemente das províncias costeiras, tem o ecoturismo e o turismo das montanhas, como sua maior potencialidade.
  • O festival “Cabeça do Velho” pretende dar tributo ao lendário Monte Bengo, uma das principais atracções turísticas da província de Manica, que diferentemente das províncias costeiras, tem o ecoturismo e o turismo das montanhas, como sua maior potencialidade.
  • Festival de Murrungulo: O Festival turístico de Marrungulo acontece todos os anos no primeiro fim-de-semana de Dezembro, em Massinga, na província de Inhambane. Mais do que um momento de recreação, o festival está virado para a promoção das potencialidades turísticas existentes naquela região do país e que estão ainda por explorar.
Com a Frelimo e Nyusi, Moçambique vai continuar a projectar a sua imagem e prestígio na Região, em África e no Mundo, para níveis cada vez mais elevados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM