Presidente Nyusi inaugura infraestruturas na capital provincial do Niassa

 


O Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou na tarde desta segunda-feira, 20 de Novembro de 2023, na Cidade de Lichinga, dois edifícios públicos e marca o término da visita de trabalho de um dia a Província do Niassa. 


Trata-se dos edifícios da Direcção Provincial da Agricultura e Pescas e do Governo do Distrito de Lichinga, obras avaliadas em 148 milhões  e 140 milhões de meticais respectivamente. O edifício da Direção Provincial de Agricultura e Pescas possui uma área total de 19.600 metros quadrado com 60 compartimentos e vai beneficiar a 117 funcionários.


Ao Edifício integrado para o funcionamento do Governo Distrital, além do Gabinete do Administrador e da Secretaria Distrital, integram os Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia, Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social, Serviço Distrital de Planeamento e Infraestruturas e Serviço Distrital de Actividades Econômicas e podendo beneficiar cerca de 247 funcionários.


Intervindo na ocasião, a Governadora da Província do Niassa Elina Judite da Rosa Victor Massngele, saudou ao Presidente da República de Moçambique pelas acções que tem empreendido na liderança dos destinos de Moçambique, bem como na melhoria e modernização de infraestruturas na Província do Niassa ao acolher mais uma vez, a inauguração destes edifícios que poderão permitir no melhoramento das condições de trabalho e por conseguinte, do desempenho dos próprios funcionários.


A Ministra da Administração Estatal e Função Pública Ana Comoana, presente no evento disse que o edifício integrado do Governo do Distrito de Lichinga é uma infraestrutura moderna que vem responder as múltiplas funcionalidades das instituições de Estado, no quadro da implementação das políticas públicas definidas pelo Governo de Moçambique, em particular o Programa Quinquenal do Governo 2020-2024 e do Programa Nacional de Infraestruturas dos Órgãos Locais rumo ao desenvolvimento sustentável.


Por isso, o Presidente da República de Moçambique saudou os órgãos de Representação do Estado e órgãos de Governação Descentralizada da Província do Niassa por compreenderem o projeto de governação ao contemplar nas suas prioridades, a edificação de infraestruturas de Administração Pública, estando muito consentâneos ao modelo de governação orientado para orçamentacão, cujos resultados estão a contribuir para o desenvolvimento do País. 


É neste sentido que o chefe de Estado apelou aos servidores públicos  a serem proativos na gestão dessas infraestruturas de modo a  servir à população, providenciando serviços de qualidade e expedidos em tempo útil. E para que isso aconteça de forma contínua, impõe-se a necessidade de ter recursos humanos qualificados e motivados e que ajam com eficiência e eficácia.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM