Niassa alcança várias conquistas vividas e visíveis nos 48 anos de independência

 



A Província nortenha de Moçambique, Niassa, alcança várias conquistas vividas e visíveis durante os 48 anos da Independência de Moçambique.


A Informação nesse sentido foi tornada pública pela Secretária de Estado na província de Niassa, Lina Maria da Silva Portugal, neste domingo (25/06) no pavilhão dos desportos de Lichinga, no seu discurso por ocasião da celebração do 48º Aniversário da Independência Nacional. 


 Lina Portugal, destacou que as conquistas feitas durante os 48 anos “são ganhos que, quando olhamos o caminho percorrido até aqui, orgulhamo-nos de as ter alcançado, particularmente por serem conquistas resultantes da nossa própria capacidade e competências”.


Contudo, a dirigente sublinhou algumas conquistas que são fruto da implementação do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024, cujas acções se enquadram em diferentes prioridades.


Aclarou que é do conhecimento de todos que a Educação constitui um sector importante para o desenvolvimento. Para o efeito, a atenção do Governo foi centrada na expansão de infra-estruturas escolares para garantir a melhoria em todos os subsistemas de ensino. É neste contexto, que foi introduzida a modalidade de formação de professores 12+3anos, contudo, a província de Niassa conta com 03 Institutos de Formação de Professores, Institutos Técnicos profissionais e 03 Universidades do sistema público.


A governante, apontou também o sector de Saúde, como uma das áreas que o governo mantém o compromisso de melhorar as condições de trabalho e capacitação dos recursos humanos para o Sistema Nacional de Saúde de modo a elevar a qualidade e humanizar ainda mais os serviços prestados aos utentes.


Como resultado dessa acção, a representante do Conselho dos Serviços de Representação de Estado revelou que a rede sanitária saiu de 204 unidades sanitárias em 2020 para 210 em 2023. O rácio profissional de Saúde é de 49 profissionais para 100 mil habitantes, e o número de médicos cresceu ao passar de 144 para 165 equivalente a 7 médicos por 100.000 habitantes.


Como uma das grandes realizações no sector de saúde, a província tem ainda a destacar, a requalificação do Hospital Distrital de Cuamba e em curso a do Hospital Provincial de Lichinga.


A governante destacou também a asfaltagem da EN 13 Lichinga -Cuamba que facilita a circulação de pessoas e bens e a comunicação com o resto do País como um dos ganhos da província, bem como na expansão da energia electrica, o apoio de jovens no autoemprego entre várias realizações fruto da Independência Nacional.


É neste prisma que na consolidação deste ganho, condecorou hoje e atribuíu Títulos Honoríficos a 214 Combatentes, dentre homens e mulheres com a “Medalha Veterano da Luta de Libertação Nacional”.


A distinção destes Combatentes é feita em reconhecimento dos actos meritórios e excepcionais que contribuíram para a Libertação de Moçambique.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direção Comercial da EDM a nível central visita Niassa

Niassa partilha sua visão sobre a melhoria da habitação rural

Massengele recebe novo Delegado Provincial do ICM, IP