Lina Portugal testemunha graduação de mais de 600 profissionais de saúde

  




A Secretária de Estado na Província de Niassa, Lina Maria da Silva Portugal, assegura que, a graduação dos profissionais de saúde na província que dirige, vai contribuir de forma valiosa para o Sistema Nacional de Saúde na circunscrição geográfica que dirige em particular e do País em geral. Lina Portugal fez essa garantia na manhã deste sábado (03/05), no seu discurso proferido por ocasião da primeira cerimónia de graduação dos técnicos do Instituto Politécnico de Saúde de Moçambique, delegação de Lichinga.


Trata-se de 606 técnicos de saúde formados pelo Instituto Politécnico de Saúde de Moçambique, delegação de Lichinga, formados em várias áreas a saber: Enfermagem Geral; Enfermagem em Saúde Materno Infantil; Medicina Geral; Medicina Preventiva e Saneamento do meio e; Nutrição e Farmácia.  


“Este acto de graduação representa para nós, um marco importante, porque constitui uma valiosa contribuição para o Sistema Nacional de saúde do País, e nos conforta saber que, o resultado dessa formação que data desde 2020 vai contribuir para desenvolvimento do capital humano da nossa província em particular e de todo País em geral”, assegurou Portugal.


Portugal, aproveitou a ocasião para destacar que são técnicos profissionais revestidos de princípios que norteiam a formação em padrões de competência, os quais deverão provar ao mundo de que possuem conhecimentos e habilidades capazes de prestar assistência aos pacientes com profissionalismo.


A governante da província mais extensa do País, evidenciou que as diversas áreas para as quais se formaram são muito sensíveis. Em virtude disso, irão lidar com situações extremamente delicadas e, sendo assim, devem pautar por atitudes dignas, fazendo juz ao juramento. Por isso, apelou aos graduados para que se abstenham de práticas concorrentes a manchar o bom nome desta instituição.  


Igualmente, apelou aos graduados a saberem valorizar a formação e usar o conhecimento que adquiriram na melhoria da prestação dos cuidados de saúde da população moçambicana.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direção Comercial da EDM a nível central visita Niassa

Niassa partilha sua visão sobre a melhoria da habitação rural

Massengele recebe novo Delegado Provincial do ICM, IP