Lina Portugal defende ações contínuas de sensibilização da população para boa prática alimentar

 




A Secretária de Estado na província de Niassa, Lina Maria da Silva Portugal, defende acções contínuas de sensibilização da população para boa pratica alimentar.


Lina Portugal, fez essa defesa na sua declaração de imprensa, que teve lugar na manhã desta quarta feira (07/06), na sala de sessões do gabinete do Conselho dos Serviços de Representação de Estado, por ocasião do dia Mundial de alimentos seguros.


Portugal, sublinhou que 7 de Junho é o dia mundial de alimentos seguros e decorre sob lema “Normas elementares salvam vidas”, uma data que foi instituída pelas Nações Unidas em 2018 e remete a um desafio sobre a necessidade de mudança da mentalidade de toda sociedade e uma reflexão profunda sobre os hábitos alimentares.


Na ocasião, a timoneira da província do Niassa, destacou que, não há segurança alimentar sem a segurança de alimentos. Segundo a dirigente do Conselho dos serviços de Representação de Estado no Niassa, é uma parte da segurança alimentar pois, quando estes são seguros, podem atender as necessidades nutricionais e ajudar os adultos a viver uma vida activa e saudável e as crianças a crescer e a desenvolver.


A dirigente salientou que, a data, chama atenção a todos a fazer uma reflexão sobre necessidade de intensificação de esforços com vista a reduzir os riscos de doenças causadas pelo consumo de alimentos não seguros. Igualmente, chama atenção na prevenção e gestão de riscos alimentares e submete a adoptar accoes que contribuam para a segurança alimentar, promoção de qualidade da saúde e da humanidade.


Por isso, algo deve se fazer para melhoria da saúde seguindo estritamente as recomendações dadas pelas autoridades competentes como é o caso da lavagem das mãos, purificação da água e a manipulação correcta dos alimentos.


A terminar, salientou que a segurança alimentar é a garantia de todas as dimensões que inibem a ocorrência da fome, devido a disponibilidade e acesso permanente de alimentos, pleno consumo sob o ponto de vista nutricional e sustentabilidade em processos produtivos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direção Comercial da EDM a nível central visita Niassa

Niassa partilha sua visão sobre a melhoria da habitação rural

Massengele recebe novo Delegado Provincial do ICM, IP