Secretário de Estado no Niassa desafia produtora a aumentar suas áreas de produção



O Secretário de Estado na Província de Niassa, Dinis Vilanculo, desafia os produtores agrários comerciais emergentes, vulgo PAC’s, a aumentar as suas áreas de produção.


Dinis Vilanculo lançou esse desafio numa reunião que manteve com os produtores agrários comerciais emergentes e os pequenos produtores agrários, na sede do distrito de Sanga, minutos depois de efectuar uma visita à machamba de uma grande produtora.


Vilanculo, manifestou a sua satisfação pelo estado vegetativo das culturas, tendo desafiado a proprietária da machamba a aumentar o seu campo de cultivo.


O governante, dirigindo-se aos presentes, sublinhou que o SUSTENTA é um programa de integração das culturas, com objectivo de melhorar a vida das famílias rurais.


“Aumentem os vossos campos de cultivo, existe mercado para a soja, feijão no distrito de Cuamba, na Fábrica de Óleo que, brevemente, irá entrar em funcionamento e devemos aumentar os campos para abastecer essa fábrica",  instou o governante.


Na ocasião, os produtores agrários comerciais emergentes e os pequenos produtores agrários, levantaram algumas inquietações concernentes à chegada tardia de sementes, assim como a alocação de semente expirada e falta de manutenção dos meios.


Reagindo em terno das preocupações levantadas, o timoneiro da Província do Niassa, assegurou aos produtores que tudo  quanto foi apresentado será resolvido dentro das possibilidades existentes.


Na ocasião, Sónia Miquidade, chefe do Departamento de Agricultura, no Serviço Provincial de Actividades Económicas (SPAE), no Niassa, que fazia parte da comitiva, aconselhou àquele grupo de produtores, a não receber a semente se constatar que a mesma expirou. Num outro desenvolvimento, a responsável asseverou que a instituição que representa está a envidar esforços tendentes a dar cobro às dificuldades decorrentes da actividade agrária por parte dos produtores.


Importa salientar que, um pouco por toda a Província, chove regularmente, o que anima as famílias camponesas em relação ao alcance de bons resultados na presente campanha agrária, 2021/2022.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM