Lançado projecto ZEPA pelo Presidente da República em Cuamba



O Presidente Filipe Nyusi, afirmou neste sábado (26/03), no Distrito e Cidade de Cuamba, Província do Niassa, aquando do lançamento oficial da primeira fase do Projecto Zona Especial de Processamento Agroindustrial (ZEPA), no corredor integrado Pemba-Lichinga, que a ZEPA vai tornar a região norte num autêntico potencial na produção agroindustrial no país.

"O projecto é muito sério para a vida dos Moçambicanos e comporta 3 componentes, nomeadamente: (i) Fortalecer a Capacidade Institucional, Política, Ambiente Regulatório, Institucional e de Negócios para o Desenvolvimento Agroindustrial, (ii) Apoiar a produtividade agrícola, habilidades e desenvolvimento empresarial para melhorar as cadeias de valor agrícola e (ii) Coordenar e Gerir. Como em Moçambique, temos ainda uma longa caminhada por percorrer para a industrialização, é neste sentido surge o ZEPA, que para além de ser estratégico e estruturante, estará na vanguarda para tomar a região norte num autêntico potencial na produção agrícola”, disse Nyusi aquando do seu discurso.

O projecto, ora lançado, irá criar 100 mil empregos, assim como, empoderar 400 jovens, por isso, trará um ganho na melhoria da produtividade agrícola. Segundo Nyusi, a lZEPA não vai procurar respostas às soluções dos problemas mas sim, mecanismos para fortalecer o Agro-processamentoll.

O projecto conta com o financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) num montante de USD 47,086 milhões, sendo USD 2,872 milhões da contribuição do Governo Moçambicano e Beneficiários e terá uma duração de 5 anos, contando para o período de 2022-2026.

Convidada a intervir, a Governadora de Província do Niassa, Elina Judite Massengele,  desejou boas vindas ao Chefe do Estado Moçambicano e afirmou que o projecto lançado não só satisfaz, como também, constitui um presente que une as populações de Niassa e Cabo Delgado e vai trazer para o seio delas, mais produtividade agrícola e desenvolvimento do agronegócio.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM