Governadora do Niassa efectua o lançamento oficial do projecto "Mulheres Inspiradoras"



A Governadora de Província do Niassa, Elina Judite Massengele, procedeu na passada terça-feira (08/03), na cidade de Lichinga, o lançamento oficial do Projeto Mulheres Inspiradoras, um programa que nasce no âmbito da procura de novas modelos, novas referências e "role model" de mulheres no mundo.

“Temos de resgatar histórias de mulheres que inspiram o desenvolvimento sustentável de Moçambique no geral e Niassa em particular, com vista a doptar as alunas e raparigas nas escolas de uma capacidade criativa e crítica de pensar sobre o papel da mulher na sociedade, através da ampliação do seu repertório de leitura e exercício da escrita”, disse a dirigente na ocasião.

Massengele, salientou ainda na ocasião que o Executivo acolhia e acarinhava este projeto, pois, constitui uma mais-valia estratégica, pois a educação ocupa um lugar de prioridade no PQG20-24.

“Por isso que iremos redobrar os esforços de modo a atrair parceiros de cooperação, para mobilização de livros para apetrechamento das bibliotecas com as obras requeridas, para que se possam desenvolver a literacia literária da rapariga niassense", adiantou a governadora.

Na mesma ocasião, a dirigente proferiu uma palestra intitulada "Como as mulheres estão a mudar Moçambique e Niassa".

"Educar uma mulher é educar uma sociedade. É através da aquisição de conhecimentos, desenvolvimento das suas habilidades e determinação e atitudes que as mulheres moçambicanas, estão a inverter o ciclo da pobreza. E a luta continua, pois ainda não atingimos a meta 50 50 do Protocolo da SADC sobre Género e Desenvolvimento. Daí que, já temos muitas raparigas a adquirir conhecimentos nas escolas, empresas e nos lugares de tomada de decisão, muitas estão a desenvolver as sua habilidades e já tem acesso a oportunidade que antes eram consideradas masculinas e muitas são mais proactivas e com mais atitude na busca dos seus sonhos, focadas no seu propósito e cumprem com zelo e dedicação a missão que lhes são conferidas", disse Judite Massengele na conversa com a raparigas.

No final da mesma, recordou aos presentes sobre os desafios da actualidade, a Covid-19 e a insurgência que precisa da participação activa da rapariga, bem como, a conservação e preservação dos valores da independência nacional, unidade nacional e do patriotismo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM