5 comunidades beneficiam dos 20% de exploração de recursos naturais

 


O Secretário de Estado na Província de Niassa, Dinis Vilanculo, insta as comunidades beneficiárias dos 20 por cento a sentarem em conjunto na delineação de ideias para que o valor recebido reflicta nas comunidades.


Trata-se das comunidades de Lilumba, Nova Madeira, Matchedje, Maumbica, II Congresso, Matchedje Aldeia, que se beneficiaram na manhã da última segunda-feira, das mãos do Secretário de Estado, um valor de 718.870,00 cada, fruto de taxa de exploração de recursos naturais.


Dinis Vilanculo, fê-lo essa sensibilização no decurso das cerimónias do Dia Internacional das Florestas, minutos depois de proceder ao plantio das árvores e entrega dos cheques gigantes a cinco comunidades, no distrito de Sanga, concretamente na sala de eventos da Universidade Lúrio.


Sob lema “Recuperação da Floresta: um Caminho para Recuperar o Bem-estar”, lema que segundo o governante, pretende alertar ao Mundo sobre a necessidade de gerir as florestas de forma sustentável, pois estas são um bem patrimonial comum.


O timoneiro da província mais extensa do País destacou na ocasião que as florestas têm grande importância para o equilíbrio da natureza e bem-estar social, tendo acrescentando que proporcionam à sociedade, materiais de construção e combustível lenhoso, madeira, plantas medicinais e fonte de renda.


Estendeu que as mesmas são ainda o habitat para muitas espécies faunísticas e regulam o regime de chuvas, daí que as florestas devem ser conservadas, e as comunidades devem promover o plantio massivo das árvores.


“Quando chegarem nas comunidades, devem apresentar o valor que o governo alocou e envolver a população na planificação para escolher as prioridades para o benefício de toda comunidade” - aconselhou o governante.


Os beneficentes foram unânimes ao garantir ao chefe máximo da província que, com o valor alocado, as comunidades irão construir escolas, unidades sanitárias e repor os furos de água que se encontram em estado retrógrado.


O Dia Internacional das Florestas foi criado em 1971 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) com o objectivo de consciencializar a respeito da importância dos ecossistemas florestais.


A data escolhida foi 21 de Março, que marca o primeiro dia da primavera nos países do hemisfério norte.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM