Lançada primeira pedra para construção do tribunal distrital de Chimbunila

 

O Secretário de Estado na província de Niassa, Dinis Vilanculo, procedeu, na quarta-feira, 16 de junho, o lançamento da primeira pedra das obras de construção do tribunal distrital de Chimbunila.

A obra está enquadrada na iniciativa presidencial “um distrito, um edifício condigno para o tribunal”, lançada em 2015, pelo Alto Magistrado da Nação, Filipe Nyusi, a construção daquele empreendimento, com prazo previsto de oito meses, está orçada em mais de 50 milhões de meticais, fundos do governo central e receitas coletadas pelos tribunais.

O Secretário de Estado na província de Niassa, Dinis Vilanculo, que foi quem dirigiu o acto que marcou o arranque das obras de construção da infraestrutura, destacou que a cerimónia constitui réplica de uma acção idêntica, tida lugar no passado dia 13 de Maio do ano em curso, no distrito de Nipepe.

Dinis Vilanculo, sublinhou que para além do edifício do tribunal, serão implantadas residências para magistrados judiciais e do Ministério Público, nos distritos que não dispõem de tribunais, plano a ser concretizado através do orçamento do Estado e das receitas coletadas pelos Tribunais.

Com a construção desse tribunal, espera-se que os magistrados assumam a dianteira na mentoria do aprimoramento do respeito pelos direitos humanos, dado que as condições condignas estarão cada vez mais próximas da população dos distritos visados, em particular, e, da província, no geral.

Na ocasião, o governante apelou aos magistrados a pautarem pela celeridade processual, tendente a dar uma resposta a altura da demanda que daí pode advir.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM