“Independência simboliza a consagração do orgulho nacional” - Dinis Vilanculo



O Secretário de Estado na província de Niassa, Dinis Vilanculo, destacou que a independência nacional simboliza a consagração do orgulho moçambicano.

Dinis Vilanculo, falava na manhã de sexta-feira última (25), no campo de desportos do aeroclube de Lichinga, minutos depois de condecorar mais de 200 combatentes com medalha de veteranos de luta de libertação nacional depois de depositar a coroa de flor na praça dos heróis Moçambicanos na cidade de Lichinga.

Vilanculo, salientou que a independência nacional representa um marco distintivo da soberania, resultante do sacrifício dos Moçambicanos. O governante, sublinhou que volvidos 46 anos, mesmo diante de vários fenómenos adversos, pode-se afirmar que o sacrifício dos heróis, para que hoje, cada Moçambicano tenha identidade e usufrua da liberdade, não foi tarefa fácil.

O representante do Estado na província do Niassa, fez recordar que a 25 de Junho de 1975, Moçambique nasceu, perante o mundo como um País livre e soberano que assumiu o seu lugar no concerto das Nações.

A efeméride acontece numa conjuntura em que o País e o mundo passa num momento de cíclicas atrocidades factor aliado ao terrorismo em Cabo Delgado e na zona centro pelos homens da junta militar da Renamo, e, a pandemia viral que apoquenta o planeta terra.

Aqui, a fonte pediu a todos presentes no sentido de agudizarem a vigilância das pessoas de proveniência e de conduta duvidosa nas comunidades, bem como a observação do protocolo sanitário.

Muemedi Ntaula, um dos combatentes que foi condecorado com a medalha de veterano de Luta de Libertação Nacional, agradeceu ao governo da FRELIMO por ser atribuído uma insígnia por participar com sucesso na luta de libertação nacional do País.

Elina Massengele governadora da província de Niassa, que participou nas festividades, anotou que a cerimónia que se realiza é carregada de simbolismo profundo, dai que é uma demonstração clara de que o sacrifício consentido pelos melhores filhos desta pátria não foi em vão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM