Secretária de Estado satisfeita com a qualidade das obras de construção de infraestruturas econômicas e sociais

 



A Secretária de Estado na Província do Niassa, Lina Maria da Silva Portugal, mostra-se satisfeita com a qualidade das obras de construção das infraestruturas Econômicas e Sociais em curso nos Distritos de Lichinga e Lago.


A satisfação surge na sequência da visita que Lina Portugal efetuou nesta segunda-feira, 16/10/2023, às obras de construção dos Edifícios para funcionamento da Delegação Provincial e Distrital do  Instituto Nacional de Segurança Social - INSS nos Distritos de Lichinga e Lago, respectivamente.


A Secretária de Estado, visitou igualmente, as obras de construção de 25 casas tipo zero, do Projecto Renascer, obra do Fundo de Fomento de Habitação e as de construção do HOTEL JASMINE BAY&SPA, na Vila de Metangula, Distrito do Lago.


“O contributo do Sector Privado na área do Turismo, cuja promoção temos vindo a realizar nos últimos tempos na nossa Província, desde a Hotelaria e Restauração, também permite a melhoria qualitativa do Turismo no Niassa. Este contributo é fruto das ricas e diversificadas potencialidades que esta terra oferece, desde as águas doces e cristalinas que o Lago Niassa oferece, a flora e a fauna bem como a mineração que se tornam cada vez mais competitivas em termos de investimentos”, assegurou Lina Portugal.


O Projecto Renascer por exemplo, localizado no Bairro Chipile-Expansão, no Município de Metangula, Distrito do Lago e com a implantação de 25 casas, tem em vista dar acesso a população à habitação, muito particularmente aos jovens com uma renda média de 5 salários mínimos num período de 20 anos de amortização.


Essa, é uma prova inequívoca de que o acesso à habitação é uma das prioridades do Governo de Moçambique, que através do Programa Quinquenal do Governo - PQG 2020-2024, cuja ação se realiza através do Plano Econômico e Social.


Além dos ganhos econômicos que poderão trazer a médio prazos, actualmente o impacto é notável com a absorção da mão de obra local, contribuir assim também, para melhoria da renda familiar nas regiões onde estes projectos são implementados como também, na economia da Província e do País em geral.


No final da visita, a Secretária de Estado fez uma avaliação positiva da visita aos dois Distritos e recomendou para a necessidade da observância das condições contratuais, principalmente na componente de prazos e a qualidade das infraestruturas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM