Busca de medidas para travar o contrabando de tabaco reúne Governo e a MLT no Niassa

 



O CSRE e o CEP na Província do Niassa, reuniram-se, pelas 11h do dia 19 de Outubro de 2023, na sala de grandes eventos do Conselho Municipal da Cidade de Lichinga, com a Empresa MLT, fomentadora de Tabaco, onde discutiram medidas de combate ao contrabando  do Tabaco, principalmente nos Distritos fronteiriços de Mandimba, Mecanhelas e Ngauma.


Na ocasião, a Secretária de Estado na Província do Niassa disse que o encontro tinha em vista debater ideias que podessem encontrar mecanismos comuns que ajudariam ultrapassar o problema de contrabando de tabaco que envolve cidadãos malawianos e produções dessa cultura nos Distritos fronteiriços devido à violência que tem vindo a se registar, em particular ao Distrito de Mandimba. 


Lina Portugal mostrou-se preocupada com o fenômeno e disse ser importante identificar o problema que influencia na violação das condições contratuais para que não volte a acontecer. 


Durante a reunião, as partes  concluíram que o elevado custo dos factores de produção e a má classificação nas classes do tabaco, entre outras podem estar na origem  do problema. 


Para o efeito, foi recomendado a empresa MLT a corrigir as constatações referidas no encontro. 


Igualmente, a empresa deve  trabalhar com as estruturas administrativas locais desde a assinatura dos contratos bem como no acompanhamento dos produtores em toda fase de produção até a fase da colheita e rever as formas de autuação dos seus colaboradores com os produtores.


Refira-se que a empresa opera em 13 Distritos  no fomento da cultura de Tabaco dos 16 Distritos que a Província possui nomeadamente, Marrupa, Mauá, Metarica, Cuamba, Mecanhelas, Mandimba, Ngauma, Chimbonila, Murmbe, Mavago, Majune, Nipepe e Sanga. 


Além de membros do CSRE e do CEP, participaram na reunião Administradores Distritais, membros das forças de defesa e segura, Autoridades da Migração, Autoridade Tributária, órgãos de comunicação social, entre outros.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM