Niassa passa a ter maior disponibilidade de serviços de saúde

  



Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República, dirigiu ontem (14), a cerimónia de inauguração do Hospital Provincial de Lichinga, após obras de reabilitação, ampliação e requalificação, para melhorar a qualidade de serviços de saúde na província do Niassa, no âmbito do compromisso do Governo, de garantir serviços de saúde acessíveis e de qualidade aos moçambicanos.


"A reabilitação desta unidade sanitária responde a uma promessa que fiz em 2018 numa visita-surpresa. O povo falou-me do tipo de atendimento e de outras situações por que passava na altura, e resolvi fazer uma visita-surpresa. Não gostei do que ouvi e vi, incluindo o estado do próprio estabelecimento. Não senti que estava perante um hospital provincial. Imediatamente, orientei que o hospital fosse reabilitado, ampliado, modernizado e apetrechado a médio prazo", disse o Chefe do Estado na sua intervenção, por ocasião do evento de inauguração.


A unidade sanitária passou a dispor entre outros, de serviços de urgência, maternidade, bloco operatório, consulta externa, fisioterapia, pediatria, tomografia TAC, produção e canalização de oxigénio.


Filipe Nyusi, que efectuou, igualmente, a entrega às autoridades de saúde locais, de uma ambulância devidamente equipada, orientou o sector e aos utentes, a preservarem a infraestrutura e a fazerem bom uso da mesma, tendo garantido que o seu executivo continuará a tudo fazer para que os moçambicanos tenham acesso a serviços de saúde de qualidade e cada vez mais próximos.


Construído, de raiz, em 1937, o Hospital Provincial de Lichinga conta agora com mais de 300 camas, empregando 1.050 profissionais de saúde, 23 dos quais especialistas.


Testemunharam o acto de inauguração do Hospital Provincial de Lichinga, Sua Excelência Prof. Doutor, Armindo Daniel Tiago, Ministro da Saúde, quadros do sector de nível central e local, a Governadora de Niassa, Elina Judite da Rosa Victor Massengele, Secretária de Estado da província, Lina Maria da Silva Portugal, parceiros de cooperação entre outros convidados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM