Lina Portugal encoraja mulheres a aderirem à operação de fístulas

  



A Secretária de Estado na Província do Niassa, Lina Maria da Silva Portugal, testemunhou neste domingo (11/09), no Hospital Provincial de Lichinga, a realização de cirurgias de correção de 80 mulheres com problemas de fístulas. 


A Fístula Obstétrica é um problema grave de saúde pública e uma das consequências das desigualdades de género, pobreza, fraco serviço de saúde, casamentos prematuros, gravidez precoce e desnutrição.


Na ocasião, a Secretária de Estado disse que a alta prevalência de uniões prematuras e a multiparidade, agravada pelo atraso de tomada de decisão de ida às maternidades para o parto institucional, concorrem sobremaneira para o crescente número de casos de fístulas obstétricas na Província.


Para o efeito, o sector de saúde tomou a dianteira no processo e, nos últimos cinco anos, submeteu 360 mulheres a cirurgias de correcção de fístulas, com apoio de vários parceiros.


Lina Portugal, encorajou as outras mulheres a aproveitarem esta sublime oportunidade para beneficiar de forma gratuita do serviço de correcção da fístula, através das operações oferecidas pelo Hospital Provincial de Lichinga. Igualmente, pediu as beneficiárias das operações a serem embaixadoras do Hospital, convidandio outras a se dirigirem  àquela unidade sanitária.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM