Cooperação entre Niassa e Irlanda tem gerado resultados satisfatórios

 



A cooperação entre Moçambique e a Irlanda iniciada desde 1997 até o presente ano, culminou com a aplicação de 1.8 biliões de meticais na Província do Niassa. Esse montante, foi investido nas áreas de Educação, Agricultura e pescas, Saúde, Governação e Obras Públicas, correspondendo a 12.6%, 13.5%, 19,9%, 26.4% e 27.6% respectivamente em termos de distribuição das áreas de intervenção na Província. 


A informação foi partilhada por Adrian Fitzgerald, chefe adjunto da Missão Irlandesa em Moçambique durante a audiência concedida à Secretária de Estado na Província, Lina Maria da Silva Portugal, nesta quarta feira (20/09).


Concedeu ainda audiência, a Gavin Nardocchio Jones, Primeiro-secretário e Gestor dos Serviços de Política Externa e Diplomacia, no alto comissariado do Canadá em Moçambique onde, igualmente, o apoio canadiano a Moçambique tem contribuído significativamente nas áreas de Educação, Saúde e Governação.


Na ocasião, Lina Portugal, agradeceu pelo apoio financeiro que os governos Irlandês e Canadiano tem dado a Província do Niassa. Manifestou ainda o interesse de ver consolidado o apoio Irlandês e do governo Canadiano em outras áreas de interesse como agro-processamento, florestal, mineiro e faunistico. 


O Canadá investe anualmente, cerca de 50.000 USD americano, montante canalizado através do sector privado(ONG’s Nacionais e Internacionais) enquanto que os recursos financeiros da Irlanda, são canalizados por via directa ao Orçamento do Estado através do SISTAFE.


A Secretária de Estado na Província do Niassa convidou as duas embaixadas (Irlanda e do Canadá) a participarem no Fórum de Investimento que a Província prevê realizar em Novembro do presente ano de 2023, a ter lugar na Cidade de Lichinga.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM